O domínio Eukarya engloba organismos unicelulares, como é o caso dos protozoários, ou multicelulares, como ocorre em animais, fungos e plantas.
→ Domínio Eukaria Atualmente, apenas os reinos Plantae, Fungi e Animalia são reconhecidos pela maioria dos biólogos, pois o reino Monera possui membros distribuídos em dois domínios, e o reino Protista possui membros mais relacionados a outros grupos, como as plantas.
O Reino - ou Domínio - Bacteria contempla indivíduos procarióticos e unicelulares, geralmente microscópicos. O cromossomo, nestas células, apresenta-se enovelado, e é denominado nucleoide. A maioria destes organismos possui parede celular, constituída por peptidio glicanos.
As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
Importância das Arqueas As arqueas metanogênicas podem ser utilizadas para auxiliarem na decomposição do lixo orgânico e na estação de tratamento de esgotos. Além disso, ao produzir metano, que pode ser aproveitado como combustível, podem contribuir na geração de uma fonte de energia alternativa.
As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. As arqueas, antigamente chamadas de arqueobactérias, são organismos procariontes pertencentes ao domínio Archaea.
No Domínio Archaea, encontramos os organismos procariontes anteriormente classificados, juntamente com as bactérias, como organismos pertencentes ao Reino Monera, reino extinto após ser criada a classificação em Domínios.
As arqueas possuem uma característica muito marcante, que diz respeito ao seu habitat: vivem em ambientes extremos, quase que incompatíveis com a presença de seres vivos; como em gêiseres e vulcões (termófilas extremas); lagos ácidos e altas concentrações salinas (halófitas extremas); pântanos, ou tubo digestório de ...