A bíblia cristã também menciona Deus sendo como a fortaleza dos crentes, logo, o termo é usado em dois sentidos: menciona Deus como um lugar de proteção e também como a força encontrada diante de momentos de crise. Por fim, convém destacar que Fortaleza também é um nome próprio.
substantivo feminino Característica de forte; força, vigor, robustez: a fortaleza do atleta. [Militar] Lugar protegido e fortificado usado para proteger uma cidade, território; forte. [Figurado] Sensação de segurança: sua avó era sua fortaleza.
Uma fortaleza (forte ou fortificação) (do latim fortis = forte ou facere = fazer) é uma estrutura arquitetônica militar projetada para a guerra defensiva. ... Em termos técnicos, uma fortaleza é composta por duas ou mais baterias de artilharia, distribuídas em obras independentes, e com largo intervalo entre si.
substantivo feminino Ação de fortificar, de tornar forte, de fortalecer. ... [Militar] Construção de defesa militar; forte, fortaleza. Sistema geral de defesa de uma praça fortificada.
Salvador nasceu sob o signo da defesa, já que o primeiro objetivo colonizatório dos portugueses era assegurar a soberania sobre o território descoberto. Os fortes eram os principais elementos do sistema de salvaguarda colonial. A capital baiana chegou a ter 30 fortes no passado; hoje são 11.
CONHEÇA OS FORTES DE SALVADOR
Um forte é uma construção militar defensiva, feita sempre diretamente nas regiões costeiras ou nas regiões próximas, tendo como objetivo defender contra possíveis ataques vindos do mar ou na região próxima ao litoral.
8- Os fortes eram grandes muros de material duro que ajudavam a proteger o litoral e cidades. foram importantes porque protegeram os portugueses de ataques. ... enquanto os portugueses iam de lugar em lugar, iam conquistando os territórios em que passavam.
A construção do Forte começou em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis, daí a origem do nome do Forte dos Reis Magos. A construção, típica instalação militar do século XVI, serviria de segurança para os portugueses que estavam em choque com os franceses e os índios.
Os fortes atuam com extrema importância para a memória da população e promove o enriquecimento cultural. Os fortes eram amplamente construídos para funcionarem como fortalezas imensas de combate e para defesa de ataques externos que poderiam ocorrer.
Tinham como função principal preservar a integridade do território nacional.