O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.
Apesar do excesso de imunidade, essa imunidade está direcionada contra as próprias células e está menos direcionada à proteção do organismo contra agentes invasores como bactérias e vírus. Além disso, para tratar o Lupus são utilizadas drogas imunossupressores que diminuem a imunidade.
Ter lupus não lhe impede de ter um trabalho, dessa forma você não é obrigado a informar isso para a empresa contratante. Se você não se sente a vontade tem o direito de não falar sobre isso. Vale lembrar que lupus é uma doença autoimune e essas costumam guardar uma íntima relação com as emoções.
O lúpus eritematoso sistêmico (LES) pode apresentar manifestações neuropsiquiátricas como psicose, convulsão transtorno de humor, e cefaleia.
Como a doença pode acometer diversos órgãos, principalmente se não for tratada corretamente, suas consequências são variadas, podendo desencadear diversos tipos de comprometimentos, como por exemplo: cutâneo (lesões de pele); articular (artrite intermitente); hematológico (anemia); cardíaco (pericardite e aterosclerose ...