A função NPER do Excel é uma função financeira que retorna o número de períodos de empréstimo ou investimento. Você pode usar a função NPER para obter o número de períodos de pagamento de um empréstimo, dado o valor, a taxa de juros e o montante do pagamento periódico.
Funções financeiras no Excel – VF(TAXA;NPER;PGTO;VP;tipo) A função VF (Valor Futuro) calcula o valor futuro de um investimento, baseado nos pagamentos e taxa de juros constantes. Imagine que você contratou um financiamento de uma casa por 2 anos, com juros de 0,6% ao mês. Sua parcela é de R$ 780,00.
O preço à vista será dado pelo somatório: Utilizando a fórmula do valor atual com base na prestação, na taxa de juros e no tempo. Obs.: será necessária a utilização de uma calculadora científica.
Para calcular os juros compostos no Excel é necessário utilizar a fórmula F = P*(1+J)N , onde F equivale ao valor final, obtido após um período X; P é o capital principal, J é a taxa de juros e N o número de períodos em que os juros serão aplicados. Exemplo: Na célula B4, utilize o valor final (F).
Como calcular juros ao mês com fórmula ou calculadora Não basta simplesmente dividir 9% por 12, porque, nos juros compostos, os juros incidem sobre o montante acumulado, e não sobre o valor inicial. Na prática, são juros sobre juros. Por isso, é necessário utilizar uma fórmula específica: iM =12(1+iA) -1.
Você pode organizar da seguinte maneira: