A Reação Termidoriana é o período final da Convenção Nacional, um dos períodos constitutivos da Revolução Francesa. ... Foi, na prática, um golpe político que pretendeu - e conseguiu - afastar as forças populares do movimento revolucionário francês, tornando-o uma disputa política entre elites.
Em 27 de julho de 1794 (9 Termidor de acordo com o calendário revolucionário), os deputados que se sentavam ao centro da sala da Convenção, conhecidos como Partido do Pântano, proclamaram o Partido Jacobino ilegal e prenderam seus principais líderes, incluindo Robespierre, executando-os rapidamente sem julgamento.
Resposta. Foi o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira francesa que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário iniciado em 1789; Em compensação os estabelecimentos comerciais cresciam, porque a ideia burguesa havia eliminado os empecilhos feudais.
O período do terror foi um momento da revolução francesa que durou entre 5 de Setembro de 1793 e 24 de Julho de 1794, quando os jacobinos, a classe que era composta, basicamente, pelo estrato mais baixo da burguesia e tinha grande apoio popular, estiveram no controle da Revolução Francesa.
O Terror na Revolução Francesa. O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
O Diretório refere-se a um governo autoritário da Primeira República Francesa presente em 1795, formado através de aliança com o exército com o apoio da burguesia local. ... Dentre as medidas do Diretório estavam o papel de manter a estabilidade econômica e da política, lutando contra radicais e tropas de oposição.
Napoleão Bonaparte, aclamado pelo povo como herói nacional, no dia 9 de novembro de 1799, promoveu num golpe de Estado o “Golpe do 18 de Brumário”. Nesta data, ele derrubou o Diretório, dissolveu a Assembleia e assumiu o governo. Implantou o regime de Consulado e foi nomeado Primeiro Cônsul.
O governo do consulado era republicano e controlado por militares, onde três cônsules chefiavam o poder executivo (Napoleão, Roger Ducos e Sieyés), mas como Napoleão foi eleito primeiro-cônsul da república era ele quem realmente governava.
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa. Sucedeu ao regime da Assembleia Nacional Legislativa e fundou a Primeira República Francesa.
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.
A fase da Convenção Nacional da Revolução Francesa marca a tomada de poder a ser realizada pelas camadas populares francesas. Refletindo a agitação da época a Convenção foi formada por uma maioria de jacobinos, setor que representava a pequena burguesia e os sans-culottes. ...
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade, igualdade e fraternidade – levou à elaboração de uma nova Constituição, que buscava garantir maiores direitos às classes baixas da população.
Resposta. Os girondinos representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na politica. os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo.
Resposta. Foi mudar o calendário, 22 de setembro de 1792 seria o primeiro dia do ano.
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos. ... d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.
- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento). CONVENÇÃO: REPÚBLICA POPULAR-JACOBINA.
No centro, o grupo da planície (ou pântano), defendendo os interesses da burguesia financeira, mas tendo uma atitude oportunista dizia-se estar do lado de quem estava no poder. À esquerda e no alto, a montanha (jacobinos), defensores dos interesses da burguesia e do povo.
O Comitê de Salvação Nacional era responsável por conter as revoltas internas. O Comitê de Salvação Publica comandava os exércitos e administrava as finanças públicas. Por último, o Tribunal Revolucionário prendia e julgava os traidores da revolução.
Algumas das medidas tomadas foram:direito de greves,anulou os direitos feudais remanescentes,tabelou o preço de todos os gêneros de primeira necessidade,regulação de salário,permitiu a criação do sufrágio universal entre outros.
O Comitê de Salvação Pública, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilização em massa, adotou rigorosas medidas econômicas, controlando a produção, racionando os víveres, fixando os preços máximos dos gêneros de primeira necessidade, bem como o nível máximo dos salários, e instituiu ainda tribunais ...
Tabelamento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, o aumento dos impostos para os mais ricos e maior proteção legal para os pobres, idosos e desocupados. Vigorou a nova Constituição da República (1793), sufrágio universal (voto), o direito de rebelião, de trabalho e de subsistência.
Resposta. No governo jacobino, Robespierre decretou o fim da escravidão nas colônias francesas, limitou o preço dos gêneros alimentícios, tornou o ensino obrigatório e gratuito, criou o Museu do Louvre e aboliu todos os privilégios.
Eram também favoráveis a liberdade das atividades econômicas, sem grandes intervenções do governo. Defensores de um sistema republicano moderado, os girondinos eram favoráveis a exclusão dos mais pobres das eleições. Em 1795, implantaram o sistema de voto censitário (baseado em rendas) na França.