O uso eficiente e eficaz dos recursos, de uma maneira geral, resultará em uma gestão eficaz. Os recursos podem ser humanos, maquinário, tecnologias, conhecimentos adquiridos, patentes, matérias-primas, capital financeiro, clientes, fornecedores, entre outros, necessários ao pleno funcionamento do negócio.
O que é necessário para gerenciar um negócio com eficiência e eficácia? Tomar decisões rápidas, mesmo que sem informações, afinal, somente a agilidade é importante no mundo dinâmico e competitivo dos negócios. ... Podemos dizer que essa equipe: Foi eficaz, mas não foi eficiente. Foi eficiente e eficaz.
Por isso, o gerenciamento eficaz deve organizar, planejar e executar atividades que facilitem o processo de trabalho. Em outras palavras, ele precisa dirigir, governar, dispor, organizar e colocar os processos em ordem para atingir os objetivos propostos.
Entretanto, uma gestão eficaz deve estar apoiada em 5 pilares básicos, que são:
Tendo informações fidedignas em mãos, é possível saber quais mudanças serão adoptadas pela empresa face ás dificuldades que a mesma apresenta.
Nesse sentido, uma equipe eficiente é aquela que produz algo útil e que se adequa ao mercado, mas sua produção não demanda muito tempo e recursos. Por exemplo, quando uma área entrega o que é solicitado com qualidade, dentro do prazo e sem gastar todo o orçamento.
A eficácia de uma organização costuma ser tomada como o grau em que ela realiza os seus objectivos. A organização eficaz é a que faz as coisas certas (doing the right things). ... A organização eficiente é a que realiza os objectivos com a menor quantidade de recursos (doing things right).
Eficiência — > Capacidade de realizar tarefas ou trabalhos de modo eficaz e com o mínimo desperdício produtividade. Eficácia — > Á capacidade de realizar os objetivos para quais a organização foi concebida.
Quando se fala em eficiência na administração pública, significa que o gestor público deve gerir a coisa pública com efetividade, economicidade, transparência e moralidade visando cumprir as metas estabelecidas.
Em suma, temos: Eficiência: é quando algo é realizado da melhor maneira possível, ou seja, com menos desperdício ou em menor tempo. Eficácia: é quando um projeto/produto/pessoa atinge o objetivo ou a meta. Efetividade: é a capacidade de fazer uma coisa (eficácia) da melhor maneira possível (eficiência).
São 4 conceitos relativos a entrega de resultados em função dos recursos empregados, cada um deles referentes a diferentes parâmetros, assim, eficiente é fazer mais com menos; eficácia é atingir os objetivos na totalidade, produtividade é a capacidade de produzir e a competitividade é a capacidade de superar seus ...
Eficácia é a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos. ... Já a eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados. Para tornar os processos melhores dentro da organização, é importante usar a menor quantidade de recursos, mas continuar trazendo os resultados desejados.
Com enfoque na interação da organização com seu ambiente, a efetividade organizacional seria definida como a habilidade da organização em explorar o ambiente na aquisição de recursos escassos e valiosos (Georgopoulos; Tannenbaum, 1957; Yuchtman; Seashore, 1967). ...
Dentro dos atuais contextos organizacionais da administração, os níveis hierárquicos se configuram como uma importante forma de definir o escopo administrativo, sendo responsáveis pelas estratégias administrativas da empresa. ... Existem alguns fatores essenciais para o planejamento estratégico empresarial.
I- Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. II- Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos.