EQST

O Que Significa Derrame Pleural No Pulmo?

O que significa derrame pleural no pulmão?

O derrame pleural resulta de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido pleural. Normalmente, o espaço pleural contém uma quantidade muito pequena desse líquido, que serve para lubrificar a região e facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica durante a respiração.

Qual a diferença de hemotórax é pneumotórax?

Nos pacientes com fratura de costela, o hemotórax é mais comum quando a fratura é deslocada. É comum haver pneumotórax concomitantemente a hemotórax. O hemotórax não traumático ocorre raramente. A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é a causa mais frequente de pneumotórax secundário.

Qual o significado de hemotórax?

(Consulte também Introdução a lesões no tórax). O hemotórax pode resultar de qualquer lesão – contundente ou penetrante – que corte ou lacere um pulmão ou uma artéria ou veia no tórax. O sangue pode então se acumular no espaço pleural – entre as duas camadas de tecido que recobrem os pulmões.

Qual a diferença entre pneumotórax aberto e fechado?

Normalmente, um pneumotórax fechado não ameaça à vida, exceto quando ele se torna um pneumotórax de tensão, que vamos discutir depois. Um “pneumotórax aberto” ocorre quando há uma abertura na parede torácica, que pode ser resultado de um trauma penetrante como um ferimento por arma de fogo ou uma facada.

O que é lesão no tórax?

Trauma torácico é qualquer lesão física que ocorre no peito (incluindo costelas, coração e pulmões) podendo levar à morte. Ele é responsável por 25% de todas as lesões traumáticas.

Quais as complicações mais comuns no trauma de tórax?

As lesões com potencial risco de vida são: Pneumotórax simples, hemotórax, Contusão pulmonar, Laceração traqueobrônquica, traumatismo contuso do coração, Ruptura traumática de aorta, Ruptura traumática de diafragma e ferimentos transfixantes do mediastino.

Como deve ser os primeiros socorros em um trauma na região do tórax?

Efectuar uma compressão manual na zona, mas contínua, de modo a impossibilitar os movimentos dessincronizados em relação a parede torácica. Caso não seja possível manter a compressão manual, por exemplo, por necessidade de atender outras vítimas, deve-se colocar na zona afectada um peso de aproximadamente 4 a 5 kg.

O que devemos fazer nas vítimas de traumas que precisam ser imobilizada?

É importante que a vítima tenha sua cabeça e coluna cervical imobilizadas manualmente até que elas estejam fixadas em dispositivo próprio. Para imobilizar parcialmente a coluna cervical da vítima, emprega-se um dispositivo de resina resistente que envolve o seu pescoço como se fosse um colar.

Qual a importância do colar cervical em uma vítima de trauma?

No atendimento à vítima de trauma, a proteção da coluna cervical constitui a medida universal adotada pelo profissional, e a primeira providência deve ser a estabilização manual. ... A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.

O que é trauma em primeiros socorros?

O que é trauma? (traumatismo) - É a lesão corporal resultado da exposição à energia (mecânica, térmica, elétrica, química ou radiação) que interagiu com o corpo em quantidades acima da suportada fisiologicamente.

O que é trauma enfermagem?

No contexto da enfermagem, define-se o Trauma como um evento nocivo que advém da liberação de formas específicas de energia ou de barreiras físicas ao fluxo normal de energia.