Misturar duas soluções é o ato de colocar duas ou mais soluções em um mesmo recipiente. Se essa mistura envolver soluções que apresentam o mesmo solvente e o mesmo soluto, a realização desse procedimento será chamada de mistura de soluções de mesmo soluto.
No caso das soluções, o disperso é chamado de soluto e o dispersante de solvente. As soluções não podem ser separadas por nenhum processo de filtração.
Significado de Dispergente adjetivo [Química] Que, quando associado a uma suspensão, causa a desunião (de maneira uniforme) de partículas excessivamente finas.
Os dispersantes são formulações químicas de natureza orgânica, destinadas a reduzir a tensão superficial entre o óleo e a água, auxiliando a dispersão do óleo em gotículas no meio aquoso.
Dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão. É feita de acordo com o tamanho médio das partículas dispersas.
Assim, esse tipo de aditivo são óleos destinados à lubrificação de motores somente, servindo para “limpar” os resíduos de carbono que podem existir durante a combustão. ...
O material que provoca ação semelhante à situação descrita é o detergente. O detergente possui uma extremidade apolar e outra polar. A extremidade apolar interage com a gordura, enquanto que a extremidade polar interage com a água, formando partículas, denominadas micelas.
Podemos definir os aditivos dizendo que são substâncias dotadas ou não de valor nutritivo, intencionalmente adicionados aos alimentos com diversas finalidades tais como: Impedir alterações nos alimentos; Manter, conferir ou alterar aroma, sabor e coloração; Modificar ou manter seu estado físico.
Pode-se afirmar que os detergentes e dispersantes atuam como excelentes aditivos para lubrificantes, uma vez que permitem a limpeza de resíduos.
Os aditivos para lubrificantes são substâncias que adicionam ao lubrificante para melhorar certas propriedades específicas, podendo mudá-las profundamente mesmo quando usados em pequenas quantidades.
Lubrificar – Lubrificar é a principal função dos lubrificantes e consiste em reduzir o atrito e o desgaste entre as superfícies em movimento relativo, separando-as por interposição de uma película lubrificante.
Anticorrosivos. Os aditivos anticorrosivos neutralizam materiais ácidos de contaminantes ou do próprio óleo lubrificante que poderiam causar a corrosão de superfícies metálicas dos equipamentos, como mancais. Eles ajudam na proteção e aumentam a vida útil do maquinário.
Aditivos são ingredientes utilizados na preparação de alimentos processados. ... Conservantes, corantes e sabores são os aditivos mais conhecidos, mas antioxidantes, emulsionantes, estabilizantes, agentes gelificantes, espessantes e adoçantes são também vulgarmente utilizados.