A língua coloquial, por ser descontraída, relaciona-se com a fala (língua oral), enquanto a culta, com a escrita.
Aprendemos a falar ouvindo outras pessoas falando e tentando imitá-las. Nós, seres humanos, temos os mesmos instrumentos para ouvir, os ouvidos, e para perceber os sons, o nosso cérebro. Assim sabemos se um som é alto ou baixo, se é a voz de uma pessoa ou o barulho de um copo quebrando.
Além de construir vários componentes da nossa cultura, falar também pode ser considerado o meio mais importante de comunicação, e conhecimento. A linguagem nos tira do universo individual e nos leva para o social, onde aprendemos e fazemos amizades, expomos nossas ideias e construímos novos conhecimentos.
A fala nos humanos é permitida por uma intrincada articulação entre o cérebro, a laringe, as cordas vocais e a língua. Os elementos necessários para essa que ela pudesse acontecer foram aparecendo ao longo da evolução dos hominídeos.
No entanto, por volta dos 12 meses, o bebê começa a emitir mais sons e a tentar dizer as palavras que os pais ou pessoas próximas mais falam, aos 2 anos repete as palavras que ouve e diz frases simples com 2 ou 4 palavras e aos 3 anos consegue falar informações mais complexas como sua idade e o seu sexo.
Comece com algo simples.
Então, se liga:
Então o que você pode fazer, é usar isso ao seu favor! Na sua próxima conversa com qualquer mulher, pergunte sobre o dia dela, sobre pra onde ela vai viajar etc… Use coisas diretamente relacionadas a ela e use isso como gatilho para ela começar a falar.