Significado de Jactância Ação ou hábito de se gabar, de se vangloriar de suas próprias qualidades: falar com jactância. Falsa valentia e coragem; conduta de quem faz alarde de uma coragem ou valentia que não possui. Etimologia (origem da palavra jactância). Do latim jactantia.
Significado de Desafeiçoado adjetivo Que não nutre afeição por alguém ou alguma coisa; desafeto, inimigo.
Fátuo; vaidoso; desvanecido.
Significado de Piamente advérbio De modo pio ou piedoso; em que há piedade. De maneira devota; em que há devoção; religiosamente.
10 sinônimos de obviamente para 2 sentidos da palavra obviamente: De modo evidente: 1 claramente, evidentemente, manifestamente, patentemente, visivelmente, notoriamente.
1. De maneira fria; de forma insensível, controlada ou imperturbável; de modo impiedoso, indiferente, inexpressivo ou cruel; 2. De maneira apática ou indolente.
Que é tão evidente que salta à vista: 1 evidente, manifesto, claro, patente, explícito, visível, notório, perceptível, gritante. Que não se pode questionar ou duvidar: 2 incontestável, indiscutível, irrefutável, axiomático, indubitável, inegável, inequívoco, insuspeito.
Jesus fez da partilha do pão e do vinho o sacramento central da comunidade de seus discípulos — a eucaristia. Ensinou que repartir o pão é partilhar Deus. Repartir o pão era um gesto tão característico de Jesus que isso permitiu aos discípulos de Emaús o reconhecerem (Lucas 24, 30-31).
É estimado que o pão tenha surgido há 12 mil anos, na Mesopotâmia, juntamente com o cultivo do trigo. Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos.
No caso do pão, o fermento de padeiro é formado por um micróbio vivo (Saccharomyces cerevisae). Este micro-organismo alimenta-se da massa libertando dióxido de carbono e outros compostos.
16 de outubro
No Brasil colonial, não era comum o consumo de pão. Ao menos não como o conhecemos hoje. É só no século 19 que ele começa a se popularizar, especialmente na virada para o século 20. Até então, consumia-se derivados da mandioca, como o beiju de tapioca, farofa e pirão.