Grau de parentesco significa a relação que une pessoas de acordo com seus vínculos genéticos ou por afinidade. ... Os graus de parentesco podem acontecer de duas formas: por vínculo sanguíneo (parentesco natural) ou por afinidade (parentesco sanguíneo).
Daí se forma uma grande confusão. Os primos são parentes de quarto grau colateral. Se o tio é parente de terceiro grau, logo o primo é parente de quarto grau, porque existe um grau entre eles. Em resumo: filho e pai = 1 grau; pai e avô = 1 grau; avô e tio = 1 grau; e tio e o filho dele = 1 grau.
Ou seja, para que ocorra o nepotismo, basta a existência de vínculo familiar entre o agente público já ocupante de cargo comissionado ou função de confiança e a pessoa que se pretende nomear/contratar ou que já foi nomeada/contratada./span>
Nepotismo (do latim nepos, sobrinho, neto, ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos. ... Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo.
1. Cada um dos ascendentes, descendentes ou colaterais de uma família por consanguinidade , afinidade ou adopção ; pessoa liga a outra por laços de família. pessoa cujo parentesco com outra resulta de um casamento e não de consanguinidade (ex.: os sogros são parentes afins).
3) Luiz Antônio Sacconi confere ao vocábulo dois femininos: parente e parenta./span>
substantivo masculino Esposo da cunhada de alguém; o indivíduo em relação ao cunhado ou à cunhada do seu esposo ou esposa: o cunhado do meu marido é meu concunhado. ... Con + cunhado.