Gestão de conflitos são ações eficientes e assertivas para solucionar as divergências de opiniões entre pessoas ou equipes, buscando sempre soluções de ganha-ganha. ... Quando se utilizam técnicas de Gestão de Conflitos adequadas, as divergências que atravancam os projetos são facilmente identificáveis.
Para Chiavenato (2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal, intragrupal, intergrupal, intra-organizacional e interorganizacional.
6 dicas de como lidar com conflitos na empresa
Principais causas de conflitos na empresa
Podem ser encontradas várias definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo adquiriu, encontramos temas comuns na maioria de suas definições. ... O conflito em equipe no ambiente organizacional é a divergência entre duas ou mais partes, sobre como melhor alcançar as metas da organização.
É comum que o conflito organizacional seja entendido como a oposição à cooperação, como um embate aberto entre dois ou mais grupos em uma organização, refletindo casos na qual manifestações negativas corroem a cooperação pela destruição de confiança e fecha canais de comunicação (HATCH, 1997, p. 323).
Quais são os passos para a boa administração de conflitos?
Os conflitos interculturais resultam da oposição entre indivíduos e grupos por razões de território, de pertença religiosa, de valores, de normas culturais e de dimensões civilizacionais, consubstanciando-se muitas vezes em incompatibilidade de interesses, de necessidades e de posições desejadas e manifestadas.
É a sensação de estranhamento em relação a uma cultura diferente da nossa . Esse estranhamento acontece porque normalmente na outra cultura os valores, formas de pensar e agir, o clima , as hábitos alimentares, a língua falada e outros fatores são diferentes do que estamos acostumados no nosso país.