O que o edentulismo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O edentulismo é a perda total ou parcial dos dentes permanentes e ocorre como consequência de eventos mutilatórios que se sucedem durante toda a vida. Esta condição, para a pessoa, pode acarretar-lhe mal estar, interferindo na sua qualidade de vida.
Quais os principais fatores de risco do edentulismo?
Os fatores sociodemográficos associados ao edentulismo foram a baixa escolaridade, o aumento do número de pessoas por cômodo, não possuir automóvel e idade mais avançada, presença de comorbidades, ausência de um cirurgião-dentista regular e ter realizado a última consulta há três anos ou mais.
Como evitar edentulismo?
E como prevenir o edentulismo? Sendo a periodontite a maior causa do edentulismo, a maneira mais eficaz de evitar que o ocorra comprometimento dos dentes, é consultar com o dentista regularmente. Dessa maneira, será possível cuidar da saúde bucal, evitando problemas que podem gerar o edentulismo.
Quais as consequências do edentulismo?
A completa ausência de elementos dentários traz consequências deletérias físicas (reabsorção do rebordo residual e diminuição da função mastigatória) e emocionais (diminuição da capacidade social)4, podendo levar os indivíduos à reclusão social5. O edentulismo é temática relevante em saúde pública.
São causas de edentulismo?
Os fatores sociodemográficos associados ao edentulismo foram a baixa escolaridade, o aumento do número de pessoas por cômodo, não possuir automóvel e idade mais avançada, presença de comorbidades, ausência de um cirurgião-dentista regular e ter realizado a última consulta há três anos ou mais.
O que é edentulismo funcional?
Para o recorte de pesquisa proposto, a população de estudo foi composta por idosos de 65 a 74 anos. A variável dependente foi o edentulismo funcional, ou seja, a presença de menos do que 20 dentes naturais.
O que leva à perda de dentes e como prevenir?
Higienização precária Má higiene bucal, falta de escovação regular e uso irregular de fio dental podem ser causas de cárie dentária. Esse tipo de lesão provoca verdadeiros buracos que enfraquecem as raízes dos dentes e fazem com que elas caiam.
Quais os principais prejuízos fisiológicos causados pela perda dentária em idosos?
Destas o edentulismo, a cárie dentária, doença periodontal, a xerostomia, redução da capacidade gustativa, e as lesões nos tecidos moles são as que apresentam maior prevalência e acometimento na saúde bucal do idoso (Catão et al., 2011).
O que causa a perda dentária?
Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.
O que faz perder os dentes?
Motivos que levam a perda dentária “Dentre as inúmeras causas, podemos citar a evolução da cárie, traumas, anodontia (ausência congênita dos dentes) e a doença periodontal”, esclarece. Esses fatores podem acontecer devido a uma série de motivos. Camila cita alguns: 1) Má higiene bucal.
Porquê dos idosos apresentarem um elevado padrão de perdas dentárias?
J Dent Res 2015; 94(10):1333-1337.. Ainda assim, adultos e, principalmente, idosos apresentam um alto percentual de dentes perdidos. Condições clínicas associadas à cárie dentária e doença periodontal se constituem os principais motivos da perda dentária em adultos e idosos 14.