A descoberta de novos continentes e o surgimento deste mercado mundial é que denominamos de expansão marítima e comercial europeia. Esta expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI representou um dos aspectos básicos da transição do feudalismo para o capitalismo nascente.
A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.
As principais viagens feitas por eles foram as seguintes:
Resposta. Resposta: buscar novas terras, já que Portugal estava entrando em decadência assim aumentaria as riquezas da coroa e expandia as suas terras aumentando suas riquezas.
Os descobrimentos portugueses foram o conjunto de conquistas realizadas pelos portugueses em viagens e explorações marítimas entre 1415 e 1543 que começaram com a conquista de Ceuta em África.
Quanto à expansão marítima portuguesa, não se pode afirmar que: A) Portugal queria descobrir um caminho para o Oriente através do Atlântico. B) A criação da Escola de Sagres mostrou o interesse português pelas navegações. C) O primeiro passo por Portugal foi a tomada de Ceuta.
Quanto à expansão marítima, pode‐se afirmar que: * iniciou‐se no século XIII e teve Portugal como pioneiro. foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis. foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos. iniciou‐se com a viagem de Marco Polo.
Resposta. A letra A está incorreta. Explicação: Os pioneiros das Grandes Navegações é Portugal.
Dentre 3 fatores que contribuíram para expansão marítima europeia entre os séculos XV e XVI, pode-se citar:
As Grandes Navegações foram responsáveis por transformar Portugal na maior potência do mundo durante os séculos XV e XVI, por meio do grandioso império ultramarino formado pelos portugueses. Assim, Portugal estabeleceu colônias em diferentes partes do mundo: América do Sul, África e Ásia.
Resposta: Podemos apontar que o que motivou os europeus a empreender a expansão marítima e comercial começa com o esgotamento do sistema feudal, sendo que Portugal e Espanha desde a idade média já haviam iniciado uma sutil comercialização, vindo a enriquecerem com isso.
A expansão marítima europeia criou novas rotas comerciais, interligando vários pontos do mundo. ... Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. Devido à localização geográfica das duas cidades italianas, eram elas que controlavam o comércio neste mar.
Resposta: Foram motivos que levaram os europeus a buscar novas rotas para o Oriente a necessidade de superar o monopólio mercantil dos povos árabes, a necessidade de expansão econômica e territorial dos países da Península Ibérica e a ameaça que alguns países representavam para outros no continente.
Resposta: O desenvolvimento do comércio a partir do século XIV tinha a navegação como elemento prioritário, com os italianos dominando o Mar Mediterrâneo, os europeus buscaram novos caminhos para chegarem nas Índias em busca do comércio de especiarias.
Resposta. Resposta: Foram motivos que levaram os europeus a buscar novas rotas para o Oriente a necessidade de superar o monopólio mercantil dos povos árabes, a necessidade de expansão econômica e territorial dos países da Península Ibérica e a ameaça que alguns países representavam para outros no continente.
As Navegações Portuguesas foram pioneiras na era das Grandes Navegações. ... Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente.
Resposta. Resposta: Porque essa rota já era dominado por outros europeus, principalmente os italianos, com destaque para as cidades de Gênova e Veneza. Os portugueses buscaram uma nova rota pela qual pudessem estabelecer um comércio direto com a Ásia.