Fatores relativos ao corpo-mente-ambiente não podem ser separados, a abordagem da Fisioterapia Integrativa engloba a área da biomecânica, da bioquímica e emoção.
Segundo definição da OMS, a RC é um conjunto de atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais, mentais e físicas possíveis, para que possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva.
A saúde integrativa é uma abordagem que utiliza as melhores práticas com resultados comprovados através de pesquisas, com o objetivo de aprimorar o atendimento médico tradicional.
Os programas de Reabilitação Cardíaca ambulatorial foram desenvolvidos com ênfase no exercício físico e são acompanhados de ações educacionais para mudanças e adaptação no estilo de vida. O objetivo é melhorar a funcionalidade e qualidade de vida, principalmente manutenção do programa de exercícios.
A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo.
A fisioterapia é indicada em diversos casos, seja para tratar uma lesão por esforço repetitivo (LER) ou em pacientes que acabaram de se operar para ajudar na recuperação dos órgãos e das cicatrizes que podem incomodar a movimentação. ... Além disso, a fisioterapia é importante na prevenção de problemas.
A fisioterapia pélvica previne uma série de disfunções que podem ocorrer após o parto vaginal, inclusive incontinência urinária e fecal, e dificuldade durante relações sexuais. Com o fortalecimento do assoalho pélvico, é possível promover a flexibilidade da região, a fim de evitar problemas.