A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Resposta. Resposta: A divisão do globo terrestre é feita pelas linhas imaginárias chamadas de meridianos e trópicos. Os meridianos são linhas verticais e, particularmente o meridiano de Greenwich divide o globo em dois hemisférios, chamados de hemisfério oriental (leste) e hemisfério ocidental (oeste).
Equador
A Linha do Equador é uma linha imaginária traçada no ponto exato de igual distância entre o extremo norte da Terra e o extremo sul, sendo, por isso, o principal paralelo terrestre, além de possuir, por definição, a latitude de 0º.
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
As 6 linhas imaginarias que cruzam o planeta são o Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico, Círculo Polar Antártico, e o Meridiano de Greenwich. A Linha do Equador é a que divide nosso planeta exatamente ao meio, servindo como ponto de referência para a geografia e outras linhas imaginárias.
Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical.
A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Leste(E) ou para Oeste(W).
Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. ... Os meridianos sãolinhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador.
Todas as altitudes são contadas a partir do nível médio dos mares, determinado por medições feitas pelos marégrafos em diferentes pontos do litoral. Nos mapas, a altitude é representada por uma escala de cores que varia do verde (baixas altitudes) ao marrom (altitudes mais elevadas).
A relação entre o clima e a altitude manifesta-se por meio das variações de pressão atmosférica e temperatura. Apesar de as localidades mais altas estarem mais próximas do sol, elas costumam receber menos calor, tornando-se mais frias, além de apresentarem uma amplitude térmica (variação de temperatura) menor.