Isto acontece apenas porque fazer gargarejo induz o refluxo do líquido pela garganta. Outro método para remover a comida presa na garganta é tentar comer alguma coisa macia. Isto pode ser por exemplo um pedaço de pão. Mastigue bem este pedaço para que fique bem mole com a saliva e depois engula rapidamente.
Esta sensação pode ser realmente de um corpo estranho, como uma refeição onde estava comendo um peixe e sentiu um espinho preso na garganta ou ao acordar pela manhã já com a sensação de alguma coisa presa. Estresse ou ansiedade também podem dar a sensação de ter algo na garganta.
A garganta (faringe) se localiza no fundo da boca, sob a fossa nasal e acima do tubo oco que vai da garganta ao estômago (esôfago) e a traqueia (veja a figura Visualização do interior do nariz e da garganta).
A glote é constituída pelas cordas vocais e pela fenda entre elas (rima da glote) e é a porção mais estreita da laringe. Na glote descrevemos uma porção músculo-membranosa, anterior, e uma porção cartilagínea, posterior, formada pelo processo vocal das cartilagens aritenóideas.
Como reconhecer um choque anafilático
Veja mais informação em tratamento. Quando a anafilaxia afeta o sistema cardiovascular dando origem a queda da tensão arterial chama-se choque anafilático. Os doentes com asma ou doenças cardiovasculares são os que possuem um maior risco de apresentar reações anafiláticas mais graves.
O choque anafilático ocorre quando a pessoa entra em contato com alguma substância que excita o sistema imunológico, fazendo com que ocorra uma reação exagerada do organismo, produzindo convulsões, inconsciência ou acidente vascular cerebral no período de segundos ou uma hora após a exposição à substância.