Se o nabo for velho (e provavelmente amargo), você pode adicionar uma maçã. Também li que você pode mexer com bicarbonato de sódio depois que os nabos ferverem para remover a amargura. Você precisaria enxaguar abundantemente.
Rico em cálcio, potássio, vitamina C e fibras, o nabo tem poucas calorias. É muito consumido cru, ralado na salada ou cortado em rodelas finas. Mas ele também pode ser cozido, refogado, assado ou frito. Cru, na salada, mantém o picante característico.
7 Benefícios do Nabo para a sua Saúde
Ralar o nabo em tirinhas muito finas. Sobre a lula aberta colocar a folha de Nori e as cebolinhas verdes (só a parte verde), enrolando em seguida como um rocambole. Depois, cortar em fatias de 1 cm de espessura cada uma.
Para que você consiga diferenciar fisicamente os dois vegetais, aqui vai uma dica: o rabanete costuma ser bem redondo e totalmente roxo. Já o nabo é branco e pode ter alguns pontos roxos - alguns nabos, inclusive, são mais compridos e, assim, se assemelham mais com o formato da cenoura.
É só lavar as folhas de alface, deixar a cebola bem picadinha e fatiar o rabanete em rodelas. Junte todos os ingredientes em um recipiente e tempere com sal e azeite. Dica: Se você não gosta do gosto amargo e ardido do rabanete, retire a acidez do alimento com um pouco de suco de limão.
Lave os rabanetes e corte as raízes e as folhas. Lave os vegetais com água limpa para remover toda a sujeira. Com uma faca ou tesoura, corte as pequenas raízes e as folhas. Não há problema algum em lavá-los porque você está removendo as raízes.
De acordo com a nutricionista Mariana Duro, as folhas do rabanete fazem parte desse grupo de alimentos que não podem ser descartados, pois são altamente nutritivas. "As folhas de rabanete possuem vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e ácido fólico, substâncias fundamentais para as funções do nosso organismo.
Modo de Preparo
Sabendo que o ideal são todas do mesmo tamanho, porque senão as menores cozinharão mais. Feito isso, coloque (1) uma colher de sopa rasa de açúcar, isto mesmo de açúcar, sabem porque? Por que se colocar o sal ela ficará com gosto de terra, e o açúcar deixará com seu sabor original, mais saboroso e conserva a cor.
Tempo de cozimento das cenouras
Descasque a abobrinha e o chuchu. Corte todos os ingredientes em cubos. Coloque na panela de pressão e deixe 20 minutos depois de pegar pressão.
Em água: Deixe a água ferver com sal e, só depois, coloque os legumes. Isso não deixará os legumes ficarem demasiado moles. Para vegetais mais crocantes, não deixe o tempo de cozedura exceder os 5 minutos. Ao vapor: Neste caso, os legumes não entram em contato com a água e é o vapor que os coze e lhes dá sabor.
Passo a passo
Ela é uma exceção e não precisa de muita água para ser cozida, pois perde cor e nutrientes. Os verdes (como aspargo, vagem, brócoli, couve de bruxelas, abobrinha, acelga, espinafre e couve) cozinham rápido em água abundante e salgada. Legumes ficam ótimos salteados, grelhados, assados, cozidos no vapor ou a vácuo.
COMO FAZER LEGUMES AO VAPOR: Tempere com sal a gosto, tampe a panela. Fogo alto até começar a ferver e durante o cozimento fogo baixo. Depois que a água começar a ferver conte 10minutos para os legumes ao dente. Desligue o fogo.