Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.
O número menor que o normal de leucócitos no sangue é chamado de leucopenia e pode estar relacionado á infecções, desnutrição, doenças autoimunes, doenças da medula óssea, do baço e tireoide. Em alguns casos, pode ser resultado de uso de medicamentos ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia.
A imunidade e os exames de sangue Por meio do exame de sangue é possível detectar alterações em nosso sistema imunológico e prevenir doenças mais sérias. Os hemogramas são os principais exames solicitados pelos médicos para verificar alterações no organismo.
Sinais e sintomas de imunidade baixa
Com os fatores de risco, o exame mais específico da vitamina se justifica”, explica Mauro Scharf, médico endocrinologista e diretor médico da Unimed Laboratório. O próprio hemograma, que é solicitado com maior frequência, dá indícios da deficiência.
Para diagnosticar a falta de vitaminas e minerais no organismo, além dos sistemas e do histórico do paciente, existem exames, como o de sangue, que determinam exatamente qual vitamina está faltando.
10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo
Onde fazer Check-up Laboratorial Nutrição?
Porém, a única forma de ter a certeza se existe falta de zinco no organismo é fazendo um exame de sangue ou de urina para quantificar a quantidade deste mineral. Os valores de referência do zinco no sangue são de 70 a 120 ug/dL e até 900 ug/g na urina.
O zinco é usado pelo corpo na produção de células e nas funções imunológicas....Sintomas de deficiência de zinco
Para a realização deste exame, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.
Ainda segundo a especialista, a falta de zinco vai muito além da imunidade. “A pessoa com carência de zinco pode apresentar diarreia crônica, queda de cabelo, unhas fracas, paladar alterado, distúrbios de crescimento, infertilidade, dificuldade na cicatrização de feridas e distúrbios neurológicos”, aponta.
Veja 10 alimentos ricos em zinco que você deve acrescentar na sua alimentação
O zinco é encontrado em diversos alimentos como nas ostras, carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes.
O mineral mais comum de zinco é o sulfeto de zinco esfalerita (ZnS), também chamado de blenda (Figura 1). Outros minerais comuns de zinco são a willemita (Zn2SiO4), o silicato mais comum, e óxidos como a zincita (ZnO) e a franklinita (ZnFe2O4).
7440-66-6
30
907 °C