Você sabia que o Retorno de Aprendizado (ROL) ajuda a impulsionar o crescimento e a competitividade na organização? O conhecimento adquirido sobre o mercado, os clientes e todo o investimento feito nesse processo fazem parte desse indicador tão importante. Mas você sabe o que é ROL?
Voltando à analogia com o Retorno sobre Investimento (ROI), quando esse indicador é extremamente positivo, isso significa que há uma geração de valor para o mercado e, muito provavelmente, para os clientes. As ações para o alcance desse tipo de resultado são previstas no plano de negócio de uma empresa.
Alguns sistemas de medidas mais antigos propunham-se apenas a focar nos aspectos financeiros. No entanto, o ROL serve para alcançar benefícios tangíveis e intangíveis de aprendizado.
Segundo Juran Chairman, coach e consultor de treinamentos, para quantificar o aprendizado, é preciso pensar em fatores como horas de trabalho, material, matérias-primas e serviços de consultoria. Além disso, é preciso ter em mente também qual resultado se quer alcançar.
Digamos que sua empresa disponibiliza treinamento para a equipe comercial. Ele possibilita que os colaboradores da área melhorem sua comunicação e consequentemente converter leads em clientes. Nesse cenário, o ROL seria a relação entre o custo do treinamento e o faturamento do período em que o treinamento foi colocado em prática.
As salas de escape estão bombando! Quem gosta de desafios e mistério não pode deixar de reunir aquela turma pra tentar sair de uma das salas. São temas variados, só escolher a mais pertinho de você pra marcar esse programa moderninho! Aqui tem algumas opções de lugares para ir :)
Apesar de parecer um tanto abstrato calcular um conhecimento, mensurar o ROL é possível. Para que entenda como, primeiramente deve relembrar o conceito da métrica ROI, de onde é derivado o indicativo.
Ou seja, para saber quanto que determinado aprendizado gerou de retorno financeiro para a empresa, é necessário mensurar o ganho obtido ao investir em aprendizado. Logo, a mensuração do ROL é dada através de dados relacionados ao valor do investimento mais o aumento do número de vendas da equipe.
Por exemplo, quando se quer resolver um problema, é bem comum que um setor de growth olhe melhor para a questão e inicie uma metodologia para ouvir os representantes da área onde surgiu o problema e iniciar testes para validação.
O mundo corporativo é cercado por métricas que buscam validar ou não ações, como é o caso do ROI, Retorno Sobre Investimento, que avalia o retorno financeiro obtido em um investimento.
Com isso o ROL mostra o retorno do investimento feito em conhecimento e aprendizado à empresa. Construindo um espaço estruturado e incentivando o conhecimento, a empresa tem a oportunidade de ver os colaboradores das equipes crescendo junto com a organização.
Com esses dados em mãos e com base no objetivo traçado inicialmente, será necessário identificar os indicadores-chave de desempenho (KPIS) que irão ajudar a medir o sucesso de aprendizado, esses indicadores podem variar de acordo com o seu objetivo.
Os termos se referem a lista de tratamentos, exames, entre outros serviços de saúde, com cobertura obrigatória estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entender a questão é de grande importância aos beneficiários, já que ela se relaciona à recusa dos planos em cobrir certos procedimentos.
Todas essas experiências e informações servem para direcionar a empresa a atender e satisfazer as necessidades dos clientes de maneira completa, além de servir como “banco de aprendizado”.
Os insights, também conhecidos como conhecimentos, são dados não analisados; perspectivas ainda não testadas. Logo, é importante ressaltar para os colaboradores que não há conhecimento 100% certo ou errado.
Não vale ter medo da montanha-russa ou do tobogã! Junte alguns amigos e escolha o parque mais divertido para visitar, não importa se é aquático ou não, o importante é todo mundo ir na fúria de viver bons momentos e experimentar TO-DOS os brinquedos <3 O bom é chegar cedo pra não perder o dia, sem contar que é preciso um teco de paciência para as filas...
Uma equipe precisa trocar insights com outro time, gerando engajamento e abertura para novas ideias, tendências e conhecimentos valiosos para a empresa. Essa interação acontece no dia a dia e precisa ser estimulada entre gestores e colaboradores.
Ainda que se busque fórmulas e metodologias de mensuração, essa tarefa pode não obter o máximo proveito caso não sejam utilizadas as ferramentas ideais. É por isso que plataformas de Gestão de Desempenho auxiliam muito para a mensuração do ROL.
É importante reforçar que treinamento por si só não traz resultados muito aparentes “a olho nu”. Não existem ferramentas muito palpáveis para saber se as pessoas treinadas realmente aprenderam (já que o aprendizado é algo, em grande parte, subjetivo).
Bom, a partir da leitura desse artigo, pudemos compreender diversas questões relacionadas à aprendizagem como um todo. A partir disso, podemos concluir que empresas que realmente visam o crescimento, precisam investir em treinamento e desenvolvimento de suas pessoas colaboradoras de forma contínua.