Daniel, capítulo 1, descreve como Daniel e seus três amigos comeram somente verduras e legumes e beberam somente água....O segundo jejum é basicamente igual ao primeiro, mas o texto nomeia três coisas específicas a se evitar:
Jejum de Daniel
Sem carne, peixe, pão, alimentos processados, café, açúcar ou álcool. ... Mas quando Daniel foi servido, recusou a comida, disse que estava comprometido com Deus e que a comida não tinha sido preparada dentro dos padrões judaicos. O profeta então passou a comer frutas e sementes e a beber apenas água.
O que fazer nos 21 dias do Jejum de Daniel?
O Jejum de Daniel serve para que você medite na Palavra de Deus. Isso não se trata de quantidade de leitura, mas no que você absorve daquilo que vai ler. Vá à igreja durante esses 21 dias o máximo que puder para buscar o jejum do Espírito Santo; Tenha os seus momentos com Deus também fora da igreja.
A questão é que usamos Daniel como tema desse jejum porque na época em que ele fez esse propósito, ele fez porque não queria se contaminar com as iguarias que o rei lhe havia proposto para comer (esse foi o primeiro jejum que a Bíblia relata que Daniel fez). ... E esse foi o primeiro jejum de Daniel que a Bíblia relata.
O jejum intermitente, quando mal feito ou seguido sem orientação de um profissional de saúde, pode levar a problemas graves, como desnutrição, desidratação, hipoglicemia, fraqueza muscular, dificuldades de concentração, entre outros...
Quando estamos em jejum, nosso corpo entra em estado de alerta, e todo o sangue é direcionado para os órgãos vitais: coração, cérebro e pulmão. Quando o fluxo sanguíneo é direcionado para esses órgãos acontece, como consequência, ocorre uma limpeza do trato intestinal, pois ele encontra-se sem nutrientes.
Após o período sem ingerir alimentos, uma refeição equilibrada é imprescindível para obter resultado com a prática. Depois de jejuar, a nutricionista indica proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais (como arroz integral), tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce).
Para quebrar o Jejum é fundamental que você consuma alimentos leves, ricos em proteínas, gorduras boas, vegetais, folhosos e legumes. Durante e após o período em Jejum é fundamental manter o seu corpo hidratado, então beba bastante água.