Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos que possuem espinhos pelo corpo. O filo Echinodermata reúne animais invertebrados exclusivamente marinhos que possuem como representantes os pepinos-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, entre outros.
Reprodução. Os equinodermos apresentam reprodução sexuada, com organismos dióicos (seres com sexo separado em organismos diferentes como, por exemplo, macho e fêmea). Indivíduos de ambos os sexos liberam os gametas na água para que ocorra a fecundação.
Não é uma característica que pode ser atribuída aos equinodermatas: Sistema ambulacrário.
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Resposta. Esses espinhos auxiliam principalmente na sua proteção.
O nome do filo, Echinodermata (do grego echinos, espinho, e dermatos, pele) refere-se ao fato de a maioria dos equinodermos apresentar espinhos na superfície do corpo. Todos os equinodermos vivem no mar. São representantes do filo as estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, bolachas-de-praia, e holotúrias (pepinos-do-mar).
Equinodermos têm um sistema nervoso radial simples que consiste em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e anéis nervosos compostos por nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço.
Organização do sistema nervoso dos vertebrados O sistema nervoso dos animais vertebrados é frequentemente dividido em Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP). O SNC consiste no encéfalo e na medula espinhal. O SNP consiste em todos os outros neurônios que não estão no SNC.
O fluxo de água no interior desses animais começa pela entrada da água pelos poros, passando pelo átrio e saindo pelo ósculo. ... Após a captação dessas substâncias, o restante da água é eliminada para o meio externo. O fato de absorver os nutrientes da água e depois eliminar o excesso torna esses animais como filtradores.
O sistema ambulacrário ou hidrovascular é um conjunto de estruturas que permite a locomoção dos equinodermos, além de atuar na captura do alimento e na percepção tátil. Derivado do celoma, esse sistema, formado por tubos e ampolas, utiliza a força hidráulica para controlar os chamados pés ambulacrários.
Consiste numa rede de canais por onde a água do mar circula. Desses canais saem pequenos tubos musculares, que se projetam para fora do corpo do animal, formando os pés ambulacrários, com os quais o animal se desloca lentamente. Resumindo: o sistema ambulacral serve para a movimentação do equinodermo.
Resposta. Eles se defendem com os espinhos assim como o ouriço do mar ...
Pé ambulacrário (ou podia; singular: podium) é a designação dada em biologia aos pequenos túbulos com ventosas que funcionam como um eficiente sistema de locomoção dos equinodermes. O sistema ambulacrário é um sistema de canais exclusivo do filo Echinodermata.
Os pés ambulacrários fazem parte do sistema vascular hídrico (ou ambulacrário) destes organismos e permitem a sua fixação ao substrato e captura de alimento. Os equinodermes são um filo de animais marinhos invertebrados com simetria radial.
Oque é madreporito?? é uma placa em forma de botão com vários poros que serve para a passagem de água no sistema ambulacrário.
Ilustração da lanterna de Aristóteles de um ouriço-do-mar, um equinoderme da classe Echinoidea. A lanterna de Aristóteles é uma estrutura de alimentação única dos equinoides; rodeia completamente a boca e serve para raspar o alimento do substrato; é composta por cinco dentes móveis e um complexo de músculos.
Ouriços-do-mar. São fixos ao substrato e apresentam braços ramificados.