O conceito de empreendedorismo sustentável (ou empreendedorismo orientado à sustentabilidade, como preferir), é utilizado para definir negócios que combinam a geração de riquezas com o desenvolvimento responsável do meio social e ambiental.
Muito além do lucro, esse modelo de empreendedorismo tem como objetivo a transformação e a solução dos problemas sociais. ... Além disso, a esperança para conter os altos níveis de desemprego no Brasil, na faixa dos 13 milhões, também está sendo depositada no empreendedorismo.
Então, por que estudar empreendedorismo? O objetivo é motivar os jovens a se engajarem no mundo dos negócios. ... Aprender empreendedorismo vai além da criação de empresas, empregos e afins. Ajuda os alunos a tomarem suas próprias decisões e a serem responsáveis por suas ações.
Empreendedorismo cresce no Brasil e alivia desemprego: Pequenos negócios são responsáveis pela renda de mais de 50 milhões de brasileiros. Os pequenos negócios, frutos de empreendedorismo, são os responsáveis pela geração de renda de 70% dos brasileiros ocupados no setor privado.
O fenômeno do empreendedorismo é de uma importância imprescindível para o desenvolvimento econômico já que o surgimento de novas empresas acarreta a geração de novos empregos. Além do mais elas também geram uma serie de valores que tem impacto no âmbito social, como por exemplo, as ações de responsabilidade social.
Segundo Porter (1992) o empreendedorismo contribui positivamente para o desenvolvimento econômico, pois introduz inovação tanto pela inovação de produtos ou de processos de produção, ou seja, leva a competividade e ao aumento da eficiência econômica.
A importância do empreendedorismo jovem Como você já deve ter percebido, oferecer uma nova ideia ao mercado apresenta um objetivo além do lucro: possibilitar uma mudança social. Isso ocorre em função de um grande inconformismo com a realidade associado à vontade de promover um impacto significativo no mundo ao redor.