Transformador é um dispositivo utilizado para abaixar ou aumentar a tensão elétrica por meio da indução eletromagnética. ... A passagem de uma corrente elétrica alternada no enrolamento primário induz à formação de uma corrente elétrica alternada no enrolamento secundário.
Um transformador de corrente (abreviadamente TC) é um equipamento que reproduz, no seu circuito secundário, a corrente que circula em um enrolamento primário, com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.
circuito secundário, uma amostra da corrente que circula no enrolamento primário. ... onde seria economicamente inviável medir utilizando equipamentos para altas correntes. (TP) O transformador é uma das máquinas mais eficientes já existiu. Ele não transforma o tipo da energia, mas muda algumas variáveis.
Quando os transformadores de corrente (TCs) ou de potencial (TPs) estão instalados em sistemas de medição a serviço do faturamento e não funcionam com a precisão necessária, milhares ou milhões de reais podem ser perdidos por ano, seja por quem fornece a energia, seja por quem a consome.
Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
rTP = Relação de Tranformação de Potencial(Tensão) = Primário TP/Secundário TP.
De posse de Vs podemos calcular Is usando a Lei de Ohm: Is = 240V/15Ω = 16A. Agora usaremos a equação 2 para encontrar a corrente do primário: 200/100 = Ip/16 logo Ip = 32A.
Desta forma, a NBR 6856/92 designa um TC para serviço de proteção, colocando em ordem a classe de exatidão, a classe quanto à reatância e a tensão secundária para 20 vezes a corrente nominal. Como exemplo, um transformador de corrente C100, de alta reatância, para uma classe de exatidão de 10% é designado por 10A400.
A função do transformador de corrente é dar todo o auxílio para que os instrumentos destinados a proteção e medição atuem de forma eficaz e segura sem que seja preciso empregar a corrente nominal para manter o equipamento carregado. ... É comum ver essas nomenclaturas em transformadores de medição e relés de potência.
6 horas
Nunca se deve deixar o secundário do TC aberto. No circuito equivalente do TC (apresentado na Figura 8) pode-se observar que, ao abrir seu secundário, toda corrente, que normalmente vai para a carga, só tem agora um caminho através do ramo magnetizante, o qual se sabe que apresenta impedância muito elevada.
Os TC´S são dimensionados para uma corrente secundária nominal padronizada de 5 A, sendo a corrente nominal primária determinada de acordo com a corrente do circuito em que o TC será ligado. ... Quando o primário de um TC é percorrido pela corrente nominal, no secundário têm-se 5 A.
Existem três tipos básicos de transformadores de corrente: enrolamento, toroidal e barra. Transformador de Corrente Enrolamento – O enrolamento primário do transformador é fisicamente conectado em série com o condutor que transporta a corrente medida que flui no circuito.
É a classe que determina o valor da temperatura que os componentes do transformador devem suportar sem sofrerem alterações em suas características. É dada em 0C. CLASSE DE TENSÃO DE ISOLAMENTO: ... Exemplo: a tensão de alimentação do transformador de distribuição é de 13,8 KV e a classe de tensão de isolamento é de 15 KV.
Uma estratégia para definir a potência do transformador seria garantir a partida do motor de acordo com a norma ABNT NBR 17904, especificando um transformador cuja tensão de secundário não seja menor que 10% do valor nominal da tensão do motor mesmo considerando a corrente de partida.
Quando inserimos um resistor em um circuito elétrico, ocorre uma diminuição na intensidade da corrente elétrica, além disso, a presença dele ao longo de um fio acarreta redução ou queda do potencial elétrico.
Em um transformador, a relação de transformação é o número de voltas das espiras no lado primário dividido pelo número de voltas da bobina secundário; a relação de transformação fornece a operação esperada do transformador e a tensão correspondente exigida nas espiras do lado secundário.
Um transformador de força é um equipamento usado na ligação do circuito elétrico para a transmissão, geração e distribuição de energia. É geralmente utilizado em concessionárias ou estações de indústrias e fábricas de médio a grande porte.