Ela ocorre quando há a liberação de gases como enxofre ou nitrogênio e há uma reação com o oxigênio da atmosfera. A chuva ácida pode interferir no pH do solo, dos rios e lagos e causar desequilíbrio ambiental.
Dióxido de enxofre
A relação entre os óxidos e a chuva ácida está no fato de que os óxidos ácidos lançados na atmosfera reagem com a água, produzindo ácidos, diminuindo o pH da chuva. ... Quando esses óxidos se encontram na atmosfera, eles reagem com a água da chuva e a tornam ácida. O pH normal da água é de 7,0 (neutra).
Todavia, os óxidos principais que contribuem para o efeito da chuva ácida são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os óxidos de enxofre (SO2 e SO3). Vejamos como cada um desses óxidos ácidos vão para a atmosfera, quais ácidos eles formam ao reagirem com as águas das chuvas e quais são as consequências desse fenômeno.
Ao precipitar, a chuva ácida aumenta o pH do solo levando à deficiência de nutrientes e perda de fertilidade. A taxa de decomposição também é afetada negativamente, retardando a decomposição vegetais. A mudança máxima da acidez ocorre na camada de húmus.
O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.
Formação de chuva ácida: ácido sulfúrico diluído.
Esses processos destrutivos citados acima desencadeiam entre outros efeitos o efeito estufa, que nada mais é do que a elevação drástica do nível de aquecimento do planeta e a chuva ácida, que é o fenômeno que iremos enfocar neste artigo. ...
4,5 e 2,8
Há também um grande aumento do desmatamento e queimadas de florestas, o que também libera CO2. ... Porém, o aumento da produção do gás CO2 pelo ser humano tem feito com que mais radiação solar seja absorvida, aumentando a temperatura da Terra, o que resulta no chamado aquecimento global.
Resposta. O aumento do aquecimento global é causado por gases poluentes que também aumentam o efeito estufa e podem causar buracos na camada de ozônio. O aquecimento global também aumenta o nível do mar por conta do derretimento das geleiras causando alterações do clima.