O Princípio da Conservação da Energia diz que "a energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruída". ... Inicialmente um objeto possui energia potencial gravitacional, que é a energia de interação entre a massa do objeto com a massa da Terra.
Antes de entrar nas casas, a energia elétrica ainda passa pelos transformadores de distribuição (também instalados nos postes) que rebaixam a voltagem para 127 ou 220 volts. Em seguida, ela vai para a caixa do seu medidor de energia elétrica, que é o seu relógio de luz.
No Brasil, através do segmento de geração distribuída, criado e regularizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumidor que deseja tornar-se um produtor de energia pode fazê-lo através da instalação de painéis solares no telhado de sua casa ou empresa.
Segundo os criadores, a energia é liberada quando se encosta o fio negativo na terra. Em seguida, um pequeno motor começa a funcionar. A energia captada é transferida para uma bateria de 12 volts, onde ela é transformada em 110 volts, através de um conversor, e fica pronta pra ser usada.
O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.
São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas a diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.