O Ácido Fólico é um medicamento bem tolerado nas doses recomendadas, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, tais como náuseas, distensão abdominal, flatulência e reações alérgicas, tais como eritema, prurido e/ou urticária.
Os consensos científicos consagrados até o momento determinam que há na segurança da dose de 400 microgramas ao dia. A Febrasgo recomenda que as mulheres consumam uma suplementação de 400 microgramas de ácido fólico por dia um mês antes da gravidez e durante os três primeiros meses de gestação.
É recomendado o uso de: Antianêmicos: 1 - 20mg, sendo a dosagem usual para anemia megaloblástica de 5mg ao dia. Para complexo vitamínico e mineral: 0,8mg 1 vez ao dia. Gestantes: 1mg, 1 vez ao dia. Em loções alcoólicas: 2 a 10%, para fotoproteção.
Os valores de normalidade da concentração de ácido fólico sérico variam de 3,0 a 17 ng/ml, de acor- do com testes não paramétricos, conforme consta nas instruções do fabricante. Este kit é calibrado para fornecer valores entre 0,5 a 24 ng/ml.
Se um exame de sangue detectar a presença de glóbulos vermelhos grandes em uma pessoa com anemia ou desnutrição, o médico medirá o nível de ácido fólico no sangue. Um valor baixo é indicativo de deficiência de ácido fólico.
Vitamina B9 (Ácido Fólico/Folato) - R$19,80 à vista - Labi Exames.
O Laboratório Biolabor realiza o exame de dosagem de ácido fólico que necessita de apenas uma coleta de sangue do paciente que deve estar em jejum de no mínimo 4 horas. Venha conhecer o Biolabor e saber mais sobre esse e outros exames.
Folicil, Enfol, Folacin, Acfol ou Endofolin são nomes comerciais do ácido fólico, que pode ser encontrado em comprimidos, solução ou gotas .