Desinências Verbais A desinência "-o", presente em "am-o", é uma desinência número-pessoal, pois indica que o verbo está na primeira pessoa do singular; "-va", de "ama-va", é desinência modo-temporal: caracteriza uma forma verbal do pretérito imperfeito do indicativo, na 1ª conjugação.
Desinência Modo Temporal - são as desinências que indicam o modo e o tempo do verbo....
Desinências são as partículas nominais ou verbais localizadas no final das palavras para indicar suas flexões. Não pare agora... ... As desinências nominais indicam as flexões de gênero (masculino e feminino) e de número (plural e singular) dos substantivos e dos adjetivos que permitem alguns tipos de flexão.
As desinências verbais são os morfemas que indicam as flexões de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª ou 3ª pessoa gramatical), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo) e tempo (passado, presente e futuro) dos verbos.
Desinências verbais. Desinências verbais são morfemas que, quando juntos aos verbos, indicam sua flexão em número (singular e plural), em pessoa (1. ... São as terminações que os verbos assumem quando conjugados. Dividem-se em desinência número pessoal, desinência modo temporal e desinência verbo nominal.
Significado de Desinência substantivo feminino Gramática Morfema que tem por função denotar as categorias gramaticais de gênero, número, modo, tempo e pessoa.
As desinências nominais indicam gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural) dos substantivos, dos adjetivos e de alguns pronomes.
A vogal temática liga o radical (morfema que contém o significado básico da palavra) às desinências (elementos terminais indicativos das flexões das palavras) formadores das palavras, constituindo o tema. Na Língua Portuguesa, os verbos (ações) e os substantivos (nomes) apresentam vogais temáticas.
O Dicionário Eletrônico Houaiss diz ainda que, como substantivo masculino, (o) vogal (termo jurídico) significa, «nos capítulos religiosos, aquele que tem o direito de votar»; «todo aquele que tem voto numa assembleia, comissão ou tribunal»; ou «qualquer membro de uma corporação ou júri».
Vogais temáticas nominais As vogais -A, -E e -O são consideradas nominais quando são átonas e encontram-se no final das palavras. São essas vogais temáticas que se ligam à desinência indicadora de plural (número do substantivo): igreja-s, sonho-s, teste-s.
As vogais são fonemas naturais formados pela corrente de ar que, vinda dos pulmões, passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. Elas são o núcleo das sílabas na Língua Portuguesa e representam o início da fala e da comunicação humanas. ... Esses sons são vogais.
Como ensinar as vogais?
Vogais são interpretadas como ligações de estruturação linguística e produzem a coerência e a sonoridade de uma palavra. ... Não há uma palavra sem vogal no vocabulário brasileiro, com ressalva das siglas e abreviações de endereços, títulos entre outros.
Trata-se de um jogo do alfabeto que trabalha o reconhecimento fonético. Cada cartela vem com duas figuras que começam pela mesma letra. A criança deve reconhecer a letra inicial por seu som e relacionar à sua grafia. Utilizar os jogos de alfabeto que tiver em casa é uma ótima dica para trabalhar as vogais.
Como ensinar o alfabeto?