Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência são os que participam de alguma ligação química, pois são os mais externos. A contagem e distribuição dos elétrons é feita sempre de dentro (perto do núcleo) para fora.
A primeira relação entre o diagrama de energia de Pauling e a tabela periódica, está entre os níveis de energia e os períodos da tabela periódica. Em linhas gerais temos que: O número de níveis eletrônicos para um átomo em seu estado fundamental, indica o período em que o elemento se encontra na tabela periódica.
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
Assim como os níveis, os subníveis apresentam números quânticos que indicam a energia do elétron dentro deles. ... Respectivamente, os subníveis s, p, d, f apresentam números quânticos secundários 0, 1, 2 e 3. Também de maneira semelhante aos níveis, cada subnível comporta uma quantidade máxima de elétrons.
Resposta. A relação é que as famílias da tabela periódica indicam a quantidade de elétrons presentes na camada de valência dos elementos. ... E os períodos indicam o número de camadas que os átomos dos elementos possuem.
A forma como os elétrons estão distribuídos ao redor do núcleo, em camadas ou níveis de energia, é chamada de distribuição eletrônica. A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
O período no qual o elemento está condiz com o maior número da coluna na distribuição eletrônica. Por exemplo, o Sódio possui número atômico 11. Sua distribuição eletrônica ficaria 1s²2s²2p63s¹. Portanto, o Na ocupa o terceiro período da tabela periódica.
21 (CEFET-SC) Qual das seguintes afirmações é FALSA a respeito da distribuição eletrônica dos elementos e sua classificação: a) 1s2 2s2 2p6 3s2 é um elemento representativo.
Exercícios - Distribuição eletrônica
Podemos determinar a camada de valência de um átomo utilizando o número de elétrons para realizar a distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling. Na distribuição eletrônica do telúrio, temos que sua camada de valência é a quinta, pois é o nível mais distante do núcleo desse átomo.