1 – Chiffonade Sabe aquela couve cortada em tiras bem fininhas? Esse tipo de corte recebe o nome de chiffonade e é muito utilizado para folhas e alguns tipos de ervas, como manjericão e hortelã.
Julienne, ou Juliana, é um tipo de corte a faca usado em culinária, na qual o alimento (especialmente vegetais) é cortado em tiras longas e finas, similar a palitos. ... As medidas para o corte Julienne normalmente são de 3 x 3 mm de espessura, e 3 a 5 cm de comprimento.
Lave e descasque suas cenouras, Corte a cenoura em duas ou 3 partes no sentido da largura e apare as laterais de mode que fique meio “quadrado” (veja imagem). Com cuidado corte laminas no sentido do comprimento com cerca de 2-4mm de espessura.
Cortar legumes à julienne se trata de cortá-los em palitos finos e uniformes. Essa técnica é muito usada para fazer saladas, sopas, petiscos e diversos outros pratos. Use sempre uma faca bem afiada para um corte perfeito.
Mandolino Metaltex (Melhor escolha) Cortador Fatiador e Descascador de Legumes Nicer Dicer Plus (Melhor para o seu bolso) Ralador, Fatiador Cortador de Legumes Mimo Style (Para quem procura por estilo) Cortador, Fatiador de Legumes Tabletop (Para praticidade)
Palito
More videos on YouTube
Pique as batatas e o aipo. Coloque as batatas e o aipo sobre uma tábua de corte e corte-os em cubos. Para isso, corte-os verticalmente, com uma distância de 1,8 cm entre cada fatia. Vire no sentido horizontal e corte novamente. Isso fará com que os legumes fiquem em cubos.
Para conseguir cubinhos uniformes, corte o tomate na metade, tire as sementes com o dedo e aperte com a palma da mão contra a tábua até que o tomate fique plano. Corte em tirinhas e depois em cubos, do tamanho que preferir. As sementes do tomate costumam ser ácidas, por isso tiramos na hora de preparar molhos.
Segure o ralador com uma mão, inclinando o lado com furos maiores para cima para facilitar o acesso. Coloque o vegetal firmemente nesse lado e movimente-o para cima e para baixo até terminar. Se tiver um processador, você pode usar a lâmina raladora para cortar a abobrinha.
Quanto mais distante da casca, o miolo vai ficando cada vez mais macio. Quando chega nas sementes, fica mole, aguado e sem gosto. Por isso, escolha as abobrinhas menores e mais finas (têm menos sementes) e, na hora de cortar, tente fazer com que cada pedaço contenha uma parte da casca, polpa e miolo.
Quando for preparar, evite descascar a abobrinha. No máximo raspe a casca com uma faca. Esse tipo de legume deve ser cozido no máximo por 10 a 15 minutos e sempre com pouca água, exceto na preparação de sopas. ... Cem gramas de abobrinha fornecem 24 calorias.
Descasque a abobrinha se não quiser a casca em suas receitas. Corte a abobrinha ao meio longitudinalmente se ela tiver mais de 20 cm de comprimento. Retire as sementes maduras do centro. Se estiver ralando uma abobrinha muito grande, corte-a em quartos.
Corte fatias.
Em 'O Que Tem na Geladeira?' , Rita Lobo revela sua fórmula para criar receitas, que é baseada em três variáveis: corte, método de cozimento e combinação de sabor. Enquanto prepara receitas bem diferentes entre si, ela mostra que é só cruzar esses três aspectos para ver as possibilidades do cardápio se multiplicarem.
Como fazer: Corte a abobrinha com casca em palitos. Tente manter o tamanho e espessura igual em todos eles. Misture todos os ingredientes acima e espalhe em um recipiente pequeno e de fundo reto. Banhe as lâminas nesta mistura, envolvendo todos os lados no tempero.
Para garantir que a abobrinha não amargue, basta desidratar seu suco com sal ou fazer uma solução salina. Para isso, corte a abobrinha em rodelas ou cubos, lave bem com água e deposite em uma peneira. Adicione sal e deixe-a desidratar por mais ou menos 2 horas, depois enxágue bem.
A abobrinha cortada na metade, no sentido do comprimento, mais parece um bife. Deixe grelhar por mais tempo na frigideira até ficar bem marcada. Diferente do corte em meia-lua, essa meia abobrinha fica mais firme e tem que ser bem temperada com sal e pimenta-do-reino para ficar bem saborosa.
Como limpar uma abobrinha adequadamente
Posso comer a casca e as sementes da abobrinha? Se você tinha aquele trabalho todo de descascar e retirar as sementes da abobrinha, a nutricionista Thayana Albuquerque tem uma boa notícia. Você não só pode, como deve consumir a abobrinha com casca e sementes.
Alho e cebola: se lavar antes de utilizar, eles estragam mais rápido. Retire as cascas secas mais externas. Como são usados sem casca e quase sempre cozidos, não precisa lavar. Mas se quiser, lave apenas na hora de usar, sob água corrente.
Por que não guardar a cebola na geladeira Isso mesmo: nada de geladeira para as cebolas. As baixas temperaturas do eletrodoméstico transformam o amido das cebolas em açúcar, fazendo com que elas estraguem mais rapidamente. Guarde-as em um local seco e arejado e busque consumi-la em até 7 dias.
A recomendação dos especialistas é que os ovos sejam higienizados com papel toalha, devido à fragilidade da casca; no entanto, em tempos de coronavírus, deve-se lavar com água e sabão. Mas atenção: os ovos são porosos e não devem ser colocados de molho, sob o risco de levar contaminação da casca para dentro do ovo.