Acção de uma tropa que passa subitamente da defensiva à ofensiva. 2. [ Fortificação ] Trabalho de defesa, oposto pelos sitiados ao trabalho de ataque dos sitiantes. Plural: contra-ataques.
Após a reforma ortográfica, o prefixo contra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen nos casos em que este inicia por "a" ou "h". - O contra-ataque é uma tática efetuada pelo time que se encontra em posição de defesa, servindo como resposta ao ataque do adversário. ...
Futebol. Nos esportes (desportos), o contra-ataque é quando um time sofre um ataque muito rápido, ex: O time X está atacando, mas o jogador perde a bola, então o time Y ataca com rapidez para tentar pegar a defesa desprevenida, sendo feito por 1 jogador ou até mesmo todos.
O contra-ataque se caracteriza por uma passagem rápida da meia-quadra defensiva para a ofensiva, iniciando com a saída rápida para o ataque, a partir da recuperação da posse da bola3,7,8 e terminando quando a equipe finaliza ou quando o adversário organiza seu sistema defensivo5,9-11.
Sistemas de ataque no basquetebol O ataque pode ser dividido em duas fases: primeira, aquela derivada da recuperação imediata da posse de bola através de um rebote defensivo, de um roubo de bola, do erro do adversário e etc., o que implica numa situação denominada de contra-ataque.
O Contra-ataque é o momento do jogo o qual a equipe interrompe o ataque adversário levando vantagem numérica para atacar. ...
Na marcação por zona, há diferentes posicionamentos que podem ser adotados.
Os dois tipos básicos de organização defensiva são defesa por zona – na qual o jogador é responsável por cuidar de uma região particular da quadra – e defesa individual – na qual cada jogador é responsável por marcar um adversário específico, independentemente da porção da quadra que ele ocupa.
O sistema defensivo de um time em uma partida de handebol consiste em organizar os jogadores em quadra com o intuito de evitar que o time adversário chegue ao gol. A maioria desses sistemas é composta por uma barreira, que é uma linha de atletas posicionados lado a lado próximos da área do goleiro.
Resposta. É um sistema com seis jogadores atuando à frente da área de tiro livre, eqüidistantes, procurando ocupar toda à frente da área. Os jogadores procuram trocar passes na tentativa de conseguirem penetrar ou obter condições vantajosas para executar os arremessos de longa distância.
É um sistema que se caracteriza por apenas uma linha de defesa com os seis jogadores atuando próximos a linha dos seis metros, e os mesmos deslocam-se de acordo com a trajetória da bola, para a direita e esquerda, para frente e com retorno em diagonal para linha dos seis metros.
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA 6X0 Não há jogadores especializados em uma função; Todos os jogadores são passadores, levantadores e atacantes; Normalmente, o jogador que ocupar a posição 3 (centro da rede) será o levantador; Os outros 5 jogadores serão Passadores e Atacantes.
- É muito ampla, diminuindo assim os espaços junto à área de gol, dificultando o trabalho de alas e pivôs, - As tarefas dos defensores são claras, compreensíveis e modificam-se pouco durante o jogo, - a postura dos próprios jogadores de defesa. ...
O Sistema Defensivo 6x0 significa seis na linha de defesa, ou seja, o goleiro vai para barreira junto com o time. O Sistema 5x1 consiste em cinco jogadores na primeira linha de defesa, e um na segunda linha, chamado de Bico, responsável por tentar interceptar passes ou adiantar qualquer investida contra sua baliza.
Sistema 6x0 É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte. Neste sistema, o levantador será aquele que estiver na posição 3 (no meio da rede, onde normalmente fica o jogador "meio-de-rede").
Defesa em zona 6:0 Composto por apenas uma linha de defesa com seis jogadores, é um sistema que diminui os espaços junto à área de gol, o que dificulta o trabalho dos pivôs. Os jogadores se movimentam de acordo com a trajetória da bola, para a direita e para a esquerda.
VANTAGENS
O sistema ofensivo depende fundamentalmente do tipo de defesa. O contra-ataque deve ser sempre estimulado. O esquema tático precisa ser respeitado. Por outro lado, o sistema defensivo é o oposto do ataque.
- Eficiente contra arremessos de média e longa distância; - Perturba o ataque; - O pivô pode ser bem marcado; - Dá boa margem de cobertura.
Quando falamos de sistema defensivo, estamos falando de como a equipe se comporta na marcação, como e onde marcar.