Quando o zigoto sofre várias divisões mitóticas e resulta num aumento significativo de células, dizemos que este processo denomina-se clivagem. ... Estas células resultantes são embrionárias, denominadas de blastômeros, e tornam-se menores a cada divisão por clivagem que ocorre.
A blástula é uma fase do desenvolvimento que ocorre após a fase de mórula. Caracteriza-se por ter forma arredondada, com uma cavidade (blastocele) cheia de líquido. ... O desenvolvimento do zigoto começa antes da nidação do embrião no útero e se dá durante o percurso do zigoto em direção a ele.
Entre essas etapas está a gastrulação, que ocorre depois da segmentação e é caracterizada pela formação da gástrula. É nessa etapa que são formados os folhetos germinativos, estruturas que dão origem aos tecidos e órgãos. Os folhetos são três: ectoderme, endoderme e mesoderme.
A gástrula é um estágio do desenvolvimento embrionário onde a parte inferior das Blástula se envagina, formando uma cavidade nessa estrutura, dividindo o embrião em três partes: Parte superior- Ectoderma; Parte inferior- Endoderma; Cavidade- Mesoderma.
coração
O desenvolvimento do embrião humano se inicia logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. Na espécie humana, a fecundação do ovócito secundário (também chamado de óvulo) ocorre no interior do corpo feminino, mais precisamente na tuba uterina.
O nosso sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal e pelo sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, elementos importantes na constituição nervosa do nosso organismo.
O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. É formado por um conjunto de órgãos do corpo humano que possuem a função de captar as mensagens, estímulos do ambiente, "interpretá-los" e "arquivá-los".