CONHEÇA: Os resíduos perigosos fazem parte da Classe 1 (classificação de resíduos sólidos) e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
1) Resíduos Classe I – Perigosos São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. Consulte a NBR para maiores detalhes sobre cada característica enquadrada nessa classificação.
Pâmela Bolsoni Pozzatti 1 Restauração classe I e II – Classificação de Black Classe I- Lesões em áreas de má coalescência de esmalte como a oclusal de dentes posteriores e a lingual de dentes anteriores (cíngulo). Classe II- Cavidade ou lesões envolvendo proximais de dentes posteriores, molares e pré molares.
Classe B
Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.
Classifica-se como Aterro Classe II o destino final de resíduos que não sejam perigosos. O Aterro Classe II é um local apropriado para que os resíduos sejam depositados juntos aos solos sem que prejudiquem o meio ambiente e à saúde das pessoas.
Entre os resíduos industriais considerados como perigosos estão: solventes usados, borra oleosa de processos de refino, produtos fora de especificação (tintas, matérias primas e produtos intermediários), eletrodos, EPIs contaminados, lodo galvânico, resíduo de areia misturado com óleo e água, estopas usadas, resíduos ...
A classificação dos materiais pode ser feita em laboratório, tomando como base a ABNT NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação. Se o produto for considerado classe I (perigoso), deve ser levado para aterro especial ou para passar por tratamento antes do descarte, como o coprocessamento.
Os resíduos perigosos fazem parte da classe 1 e são aqueles tipos de material que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, entre outras.
Pilhas, baterias automotivas, de celulares e outros aparelhos portáteis, lâmpadas, eletroeletrônicos, pneus, termômetros de mercúrio, embalagens de agrotóxicos, de tintas e de solvente. Todos esses materiais são considerados perigosos à saúde e ao meio ambiente quando descartados incorretamente.
Resposta. Olha , pilhas pelo fato de algumas possuírem metais pesados como chumbo , níquel , mércurio e etc , que pode inclusive invadir o lençol freático e contaminar cursos da água.
São considerados resíduos perigosos: restos de tinta (são inflamáveis, podem ser tóxicas); material hospitalar (são patogênicos); produtos químicos (podem ser tóxicos, reativos ou corrosivos);
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro-RJ, 2004. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.