adjetivo Que diz respeito à pintura; que se assemelha à pintura. [Por Extensão] Representado visualmente ou por imagens. [Por Extensão] Numa escrita de sinais, os símbolos convencionados para codificar e formar a escrita: elementos pictóricos.
As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados. Sendo assim, são usadas para melhor visualização de informações em diversas áreas do conhecimento.
Gráfico é uma representação geométrica de um conjunto de dados usada para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. Gráficos ajudam a identificar padrões, verificar resultados e comparar medidas de forma ágil.
Os gráficos são representações que facilitam a análise de dados, os quais costumam ser dispostos em tabelas quando se realiza pesquisas estatísticas. Eles trazem muito mais praticidade, principalmente quando os dados não são discretos, ou seja, quando são números consideravelmente grandes.
3 dicas para ler e interpretar gráficos
Vantagens:
Não há a perda de dados com utilização deste gráfico;É mais específico;Fornece uma melhor análise dos dados, já que se encontram agrupados por ordem; Permite fazer comparações e conclusões; Desvantagens: Na presença de um grande universo de dados (uma amostra extensa), não obtém uma análise relativamente eficaz.
A grande beleza do gráfico, é que ele orienta e facilita a comunicação, imaginem que vocês estão anotando as atividades em um papel, e colocando a data de inicio e fim, o que você vai ter a algo similar a Figura 1 abaixo.
Procure por diferenças nas alturas das barras. As barras mostram os valores para os grupos. Consulte a faixa de escala do eixo-y para determinar as diferenças reais entre os grupos. Por exemplo, este gráfico de barras compara as contagens de diferentes tipos de falhas de pintura.
A única diferença é que o gráfico em coluna necessariamente tem que ser vertical, ou seja, construído de baixo para cima, a partir do eixo X (o horizontal), e aferido pelo eixo Y (vertical), enquanto o de barra tanto pode ser vertical quanto horizontal (ou seja, paralelo ao eixo X, que passa a ser o referencial).
Para acrescentar a porcentagem é necessário clicar em uma das barras do gráfico, selecionar o símbolo de + que aparece logo ao lado, ir até a opção Rótulos de Dados e selecionar a opção Base Interna.
Para exibir valores de porcentagem como rótulos em um gráfico de pizza
Porcentagem no gráfico de Colunas no Excel Ao pressionar Enter encontramos o primeiro resultado: Use a alça de preenchimento para concluir esta etapa: No gráfico de colunas que já está pronto clique com o botão direito do mouse sobre um dos rótulos e escolha e opção Formatar Rótulos de Dados…
Adicionar porcentagens no gráfico de colunas empilhadas
2) Combinar 2 Gráficos no Excel (Criando o Gráfico)
Como fazer um gráfico no Excel