Considerada uma doença infecciosa e oportunista, a pneumocistose é causada por um fungo chamado Pneumocystis jirovecii – capaz de atingir os pulmões, causando uma grande dificuldade para respirar; além de calafrios e tosse seca.
A pneumocistose é uma doença infecciosa oportunista causada pelo fungo Pneumocystis jirovecii, que atinge os pulmões e causa dificuldade para respirar, tosse seca e calafrios, por exemplo.
A paracoccidioidomicose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. A doença é restrita à América Latina. É a principal micose sistêmica no Brasil, com maior frequência nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. A doença é adquirida através da inalação de propágulos do fungo.
A blastomicose, também conhecida como blastomicose sul-americana, é uma doença infecciosa causada pela inalação dos esporos do fungo Blastomyces dermatitidis, que pode afetar os pulmões ou espalhar-se pela corrente sanguínea, dando origem à forma disseminada ou extrapulmonar da doença.
As Hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. Micélio é a parte vegetativa de um fungo colônia bacteriana, que consiste de uma massa de ramificação formada por um conjunto de hifas emaranhadas.