As DTGs vilosas são o resultado de uma gestação aberrante com o cariótipo anormal devido a uma fertilização incorreta, que vai ocasionar a proliferação anormal do trofoblasto. Assim, podem formar os anexos embrionários atípicos e não formar o feto, ou formar um feto anômalo.
Equipe Oncoguia No início do desenvolvimento normal, as células do trofoblasto formam minúsculas projeções, semelhantes a dedos, conhecidas como vilosidades. Essas saliências crescem na parede do útero. Com o tempo, a camada de trofoblasto se desenvolve na placenta, o órgão que protege e nutre o feto em crescimento.
O trofoblasto (do grego threphein: alimentar) é a camada mais externa do blastocisto. É considerado o primeiro dos anexos embrionários. Libera um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana que mantém os níveis de progesterona, sustentando assim a gravidez.
O descolamento ovular, cientificamente chamado de hematoma subcoriônico ou retrocoriônico, é uma situação que pode acontecer durante o primeiro trimestre de gravidez e é caracterizado pelo acúmulo de sangue entre a placenta e o útero devido ao descolamento do óvulo fecundado da parede do útero.
Embora pareça ser algo extremamente perigoso, o descolamento ovular pode ser "resolvido" com muito repouso e reposição de progesterona (hormônio responsável pela manutenção no primeiro trimestre da gestação). "Em média, a gestante deve descansar uma semana.
O descolamento de saco gestacional é uma condição grave, que precisa de acompanhamento médico. Quando o descolamento não é maior que 50% é possível reverter o quadro com repouso e uso de medicação prescrita pelo obstetra. Para casos mais graves, a gestante pode ser internada para ser acompanhada de perto pelo obstetra.
Esta perda sanguínea geralmente resulta da rotura de alguns vasos da decídua (parte mais interna do útero) podem dar origem a um “descolamento do saco gestacional“, tecnicamente chamado de hematoma subcoriônico.
Caso realmente não se forme um embrião, o saco poderá ser expelido naturalmente como um aborto espontâneo ou em ocasiões, necessitar ser retirado pelo médico no hospital por curetagem ou aspiração.
“No início da gestação, é comum o descolamento ovular, que pode causar sangramentos“, explica Floresti Junior. Isso ocorre quando o sangue se concentra entre o útero e o saco gestacional, formando um hematoma. Neste caso, o diagnóstico costuma ser feito por meio de um exame de ultrassom.
Como saber se é descolamento da placenta
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
Existem diversos exames para detectar a endometriose....Os principais exames são:
A endometriose não tem cura (verdade) Hoje em dia, há métodos contraceptivos em que a mulher fica até três anos sem menstruar, por exemplo. A escolha da terapêutica mais adequada dependerá da severidade dos sintomas e do grau da doença instalada.
Entretanto, pesquisas apontam a importância que a prática regular de atividades físicas tem para mulheres com algum tipo de endometriose. O efeito vasodilatador e analgésico que a endorfina proporciona ao ser liberada no organismo quando exercícios aeróbicos são feitos é indiscutivelmente benéfico.
A proliferação das lesões ocorre tanto na endometriose como no câncer. Porém, não existe evidência de que a endometriose pode virar um câncer.
A endometriose é caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, em locais como os intestinos, ovários, trompas de falópio ou bexiga. Pode causar sintomas como dores progressivamente de mais intensidade, especialmente durante a menstruação, mas que também podem ser sentidas nos outros dias do mês.
Endometriose Profunda Trata-se do agravamento da Endometriose Superficial, é mais grave. Vem acompanhada de dor intensa, no período menstrual e fora dele também, durante e após a relação sexual, dificuldade em urinar, ciclos menstruais desregulados, sangramento anal em período menstrual e infertilidade.
Sem o tratamento adequado vai gerar uma série de processos de aderências e infiltração dos focos da doença em órgãos vizinhos, podendo atingir o intestino, os ovários e a bexiga, por exemplo. Além disso, pode causar infertilidade e quadros de dores crônicas, que não melhoram com medicações analgésicas.
São sintomas da endometriose intestinal:⠀ Dor para evacuar durante o período menstrual (sintoma mais comum); Diarreia ou constipação na menstruação; Sensação de evacuação incompleta; Sangramento pelas fezes no período menstrual (pouco comum e geralmente em casos de doença muito avançada).
Por precaução, pessoas com problemas hormonais, pacientes com câncer de mama, útero, ovário e endometriose devem sempre se consultar com um médico antes de usar a maca peruana. Em alguns casos, a dose recomendada da maca peruana deve ser prescrita por um profissional, como médicos e nutricionistas.
A cirurgia da endometriose é indicada para remoção em lesões severas. Nos casos em que a mulher já tem filhos e está satisfeita com a quantidade, pode ser feita a remoção do útero e ovários.
Mas o procedimento cirúrgico de endometriose profunda é de alto custo – numa condição particular pode chegar a custar de R$ 30mil a 50 mil. Josélio Vitoi Rosa ainda inclui exames de retossigmoidoscopia e colonoscopia na investigação do avanço da doença sobre o intestino.