É uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas, sendo empilhado como mantas em lugares secos para desidratação.
MODO DE PREPARO /// Charque: cubra o fundo de um pote de plástico raso com sal grosso. Após, coloque a carne cortada em postas de 3cm (aproximadamente) distribuídas no pote, deixando um espaço entre elas. /// Cubra com sal grosso em abundância. Após, repita a camada de carne e sal.
carne bovina
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
Modo de preparo
1) Use qualquer corte de carne para fazer a carne de sol. Você pode usar coxão mole, lagarto, alcatra ou contra-filé, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca.
Colocar a manteiga na panela de pressão. Logo em seguida colocar a carne de sol cortada e refogar um pouco. Fechar a panela e logo que começar a pressão baixar o fogo ao mínimo e deixar cozinhar por mais ou menos 40 minutos. Desligar a pressão e verificar se a carne está macia (deverá estar com bastante água).
Coloque a manta de carne em um recipiente e espalhe o sal por cima, vire a carne e espalhe o sal do outro lado também. Cubra o recipiente com um pano de prato e deixe descansando por aproximadamente 12 horas. Depois, coloque um varal à sombra, pendure a carne e deixe “curar” mais ou menos 48 horas.
Um dos maiores atrativos da carne-de-sol é que é sempre feita com as partes mais nobres do boi, geralmente com coxão mole e coxão duro (também chamadas de chã-de-dentro e chã-de-fora). Mas há peças de carne-de-sol feitas com picanha e até com filé mignon.
Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.
Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina. Apesar do nome, não é exposta aos raios solares.
A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal. A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares.
A carne-seca é a mais salgada entre as três, chegando a possuir 15% de sal. Ela passa por um processo de desidratação mais longo e muito mais intenso. Por conta da quantidade de sal e o tempo de cura desse processo, a carne-seca é menos úmida e dura mais que as outras. ...
Quando armazenado corretamente em um recipiente hermético em local fresco e seco, a carne seca pode durar por até um mês. Na geladeira, a carne seca pode ser armazenada por até 6 meses, e no congelador dura até 1 ano.
Coloque pequena porções (250g) de carne seca em recipiente de vidro ou em embalagem própria para congelamento. Pode ser congelada por até 3 meses no freezer.
Tanta tradição assim é relatada por Joaquinzão sem segredos ou cerimônia: “É só escolher carne de novilha, não colocar tempero, apenas sal, e no dia seguinte, depois de tirar a salmoura, colocar a carne no freezer. Quanto mais gelo melhor. Sol e sereno o mínimo possível para não perder o sabor e virar charque.
Mantendo a carne dentro do pirex (sempre coberto), levar à geladeira por mais 24 horas , escorrendo de vez em quando o líquido que se formará. Após as 24 horas de geladeira, colocar a carne em um saco plástico, levar ao freezer por 8 dias para maturar bem e está pronta para o preparo dos mais variados pratos.
Sabor nordestino: carne de sol caseira em 5 passos
Corte os bifes e frite em uma frigideira, de preferência com manteiga de garrafa. A carne também pode ser preparada em uma grelha ou churrasqueira, ou ainda usada na receita de sua preferência. Renato sugere o bife de mal passado para ao ponto, fritando cada lado por cerca de 3 minutos.
Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal. Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.
Método Rápido:
Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
2- Método “urgente”
Como tirar o sal da carne de sol utilizando leite
Se você não dispõe de no mínimo 24 horas para dessalgar um bacalhau, uma opção é colocar o bacalhau em postas em baixo de um fio de água corrente durante 12 horas. Se o tamanho das postas for menor, o tempo de dessalgue é mais rápido. Você também pode levar o bacalhau ao fogo em uma panela com bastante água.
Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos. A batata irá sugar todo o sal de sua carne moída. Se for uma receita maior, coloque duas metades de batata e prontinho. Seu prato estará a salvo!
Você pode usar batatas para remover um sabor excessivamente salgado dos assados de carne de porco. Corte a batata em fatias de 6 mm e coloque-as dentro do assado. Cubra o porco com as fatias finas e coloque mais fatias em torno do fundo da panela, cobrindo os sucos. Continue cozinhando de acordo com a receita.
18 g
Simplesmente, água. Em sopas, ensopados e outras receitas à base de líquidos, adicionar um pouco de água será o suficiente para diluir a concentração de sal. Cuidado, porém, para não deixar aguado demais. Para evitar isso, adicione um pouco de amido de milho à sopa como espessante.