crossorigin="anonymous">
Existem dois tipos básicos de métodos de análise de alimentos: métodos convencionais e métodos instrumentais. Os primeiros são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, isto é, utilizam apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria (peso) e volumetria.
Para realizar análises físico químicas de alimentos confiáveis existem laboratórios especializados, como o Hidrolabor.
A análise bromatológica dos alimentos é destinada à verificação da composição química dos mesmos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo.
( ) Fatores como complexidade das amostras, número de substancias presentes, distribuição não uniforme, perecibilidade, variedade de amostras, são fatores que dificultam a análise dos alimentos.
A escolha do método analítico vai depender de uma série de fatores: Quantidade relativa do componente desejado: Os componentes podem ser classificados em maiores (mais de 1%), menores (0,01 – 1%), micros (menos de 0,01%) e traços (ppm e ppb) em relação ao peso total da amostra.
✓ Pontos críticos: o Coleção e preparação da amostra: técnicas de amostragem; o Método de análise da amostra; o Erros; o Instrumentação; o Analistas. o A confiabilidade do resultado de uma análise depende da representatividade da amostra.
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.