Explicação: Resistores ôhmicos são aqueles em que a diferença de potencial (ddp), é diretamente proporcional a corrente elétrica , portanto a relação entre ddp e corrente é constante. Logo, o gráfico U x i é uma reta.
(UFBA) – Qual dos gráficos a seguir pode representar a resistência (R), em função da secção transversal (S), de um fio condutor ôhmico de comprimento constante? Resolução: Um resistor é dito ôhmico quando é constante a razão entre a tensão (ddp) a que é submetido e a intensidade de corrente elétrica que o percorre.
Dizemos que um condutor obedece à primeira lei de Ohm quando ele apresenta uma resistência elétrica constante, quaisquer que sejam U e i. ... Por outro lado, os condutores, para os quais a relação U/i não é constante, são chamados de condutores não-ôhmicos.
De acordo com a Lei de Ohm, sabemos que um condutor é dito condutor ôhmico quando a resistência dele se mantém constante independentemente do valor da diferença de potencial que é aplicada sobre ele, contudo nem sempre ocorre dessa forma, ou seja, a resistência de um condutor pode variar.
Os fatores que influenciam na resistência de um dado condutor são:
Onde α é um coeficiente que depende do material que constitui o condutor. Nos metais a resistência aumenta com o aumento da temperatura, já em outros materiais como o carbono e o telúrio, por exemplo, acontece o contrário: a resistência diminui com o aumento de temperatura.
Resistor variável é usado para variar ou mudar a quantidade de resistência de um circuito. Os resistores variáveis são chamados de potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente possuem o elemento resistivo formado por carbono, enquanto nos reostatos ele é constituído por um fio enrolado.
É o tipo mais comum de resistor variável. Normalmente possui três terminais, variando a sua potência de acordo com a relação estabelecida entre eles através de um eixo. Os potenciômetros mais comuns possuem um eixo rotatório, mas este também pode ser deslizante.
Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.
A resistência de um fio é influenciada pela espessura e comprimento. Quanto maior o comprimento do fio,maior será sua resistência elétrica. quanto maior a espessura do fio, menor será sua resistência elétrica.
O comprimento é calculado como a soma das distâncias ao longo dos eixos X, Y e Z. No exemplo a seguir, o comprimento é calculado como 12' 11 7/64". A distância entre a tomada de corrente e o painel ao longo do eixo X é 10'.