O calor fornecido a um corpo que gera apenas variação de temperatura é denominado de sensível; caso haja mudança de fase, o calor será chamado de latente. Sabemos que calor é energia térmica em trânsito que flui entre os corpos em razão da diferença de temperatura entre eles.
O calor sensível ou calor específico sensível é uma grandeza física que está relacionada com a variação da temperatura de um corpo. No exemplo acima, o calor se propaga por meio da condução térmica. Esse processo resulta no aumento da temperatura do material, no entanto, seu estado físico permanece o mesmo (sólido).
As fontes de calor podem ser classificadas em dois tipos: naturais e artificiais. O Sol e o centro da Terra, que emite seu calor através dos vulcões e das aguas termais, são as naturais. As fontes artificias são as que podem produzir calor através de varias formas.
Calor também é chamado de energia térmica. Existem fontes naturais (que vem da natureza) e artificiais (que são produzidas pelo homem) de calor. Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc.
Sol (energia solar), Vento (energia eólica),Água dos rios (energia hídrica), Calor intenso da terra ( energia geotérmica), Águas dos mares/oceanos (energia das ondas e das marés), Combustíveis nucleares (energia nuclear), Biomassa (energia da biomassa), Combustíveis fósseis-Petróleo ,gás natural,carvão ( energia dos ...
Explicação: Naturais:luz solar, vulcões,lava produzida por fogo. Artificiais: fogão, eletridade, aquecedores.
Top 5 – Fontes de luz artificial
As fontes artificias de calor são as fontes de calor criadas pelo homem, como é o caso dos fogões, motores a combustão, lampadas que geram, além de luz, calor, entre outros.