Cores indicam como a sua ferida está cicatrizando
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz.
As opções incluem enxaguar a boca com uma solução de água salgada e bicarbonato de sódio; aplicar pedaços de gelo na afta e evitar alimentos ácidos ou condimentados até que ela desapareça; e escovar os dentes com cuidado para não agravar o tecido ao redor da bolha.
Para curar uma afta na língua deve-se escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos, 3 vezes ao dia, e aplicar uma pedrinha de gelo diretamente sobre a afta dolorida, por exemplo.
Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.
A prevenção É difícil estabelecer uma estratégia 100% certeira para evitar a recorrência das aftas, mas medidas como zelar por uma alimentação balanceada, pela imunidade e pela higiene bucal garantem maior proteção contra as feridas.
Qual alimentação deve ser evitada em quadros de aftas? Enquanto as aftas permanecerem na boca do paciente é importante que evitar alimentos duros ou que fique mastigando objetos que possam traumatizar a mucosa. “Além disso, alimentos ácidos, refrigerantes, apimentados, café e chocolates precisam ser cortados também.