O principal tratamento do sapinho consiste na aplicação de medicamentos antifúngicos diretamente sobre a mucosa afetada. No entanto, se o sapinho se estender para outras partes do corpo (esôfago, unhas e dobras cutâneas), será necessário aderir a um tratamento com antifúngico por via oral.
O miconazol, assim como a nistatina, são substâncias antifúngica e, por isso, quando utilizadas corretamente ajudam a eliminar o excesso de fungos rapidamente, repondo o equilíbrio da boca e ajudando a aliviar os sintomas de sapinho.
Na fase inicial, o uso de desinfetantes e de bicarbonato de sódio sobre a mucosa bucal é recomendado, bem como a aplicação de derivados de sulfa e antibiótico.
O tratamento para micose na pele, unha, couro cabeludo, pé ou virilha pode ser feito com remédios antifúngicos como Fluconazol, Itraconazol ou Cetoconazol na forma de pomada, comprimido ou soluções que é indicado pelo dermatologista.
O que se deve fazer, caso se seja picado por uma aranha, consiste em:
O cobreiro é uma infecção viral que provoca bolhas na pele e dor intensa. Pode aparecer em qualquer região do corpo, sendo o tronco e o rosto as mais comuns. Essas lesões, na maioria dos casos, aparecem na forma de uma faixa em um dos lados do corpo.