JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O bloqueio de plexo braquial é técnica anestésica utilizada para procedimentos em membros superiores. O plexo braquial é território potencial para absorção de anestésicos locais.
O bloqueio de plexo ou de nervos periféricos permitem a analgesia de uma determinada região especifica do corpo. O Bloqueio de plexo braquial bloqueia as fibras nervosas de C4 a T1, anestesiando do ombro até ponta dos dedos da mão. O anestésico é injetado na saída das raízes nervosas ou do tronco nervoso.
O bloqueio teste é realizado colocando anestésico local na articulação suspeita, confirmando assim o diagnóstico. Este procedimento deve ser sempre realizado guiado por imagem (ultrassom ou radioscopia) para garantir um resultado fidedigno.
Como é feito o procedimento? Realizada em centro cirúrgico, o paciente fica deitado de bruços e recebe anestesia local na pele. Se necessário, é indicada leve sedação. O cirurgião encontra o alvo e posiciona as agulhas a partir de um raio-x instantâneo e injeção de contraste.
CONCLUSÃO: Cirurgias do punho, mão e dedos podem ser feitas de forma segura com anestesia local com lidocaína a 1% e epinefrina a 1:100.
Foram feitas 339 cirurgias em CCC e 149 em CCA. O volume médio de anestésico injetado foi de 10,13 mL no punho, 13,35 mL na mão e 10,4 nos dedos e o tempo médio de cirurgia foi de 23,59 minutos no punho, 32,93 na mão e 24 nos dedos.