Segundo define Perelman, a argumentação consiste num conjunto de técnicas discursivas que visam a “provocar ou aumentar a adesão de um auditório às teses que se apresentam ao seu assentimento” (1993, p.
O próprio Perelman afirma que a “Nova Retórica é o estudo das técnicas discursivas que visam a provocar ou a intensificar a adesão de certo auditório às teses apresentadas”.
A Teoria da Argumentação de Chaïm Perelman Os mais recentes estudos indicam que essa arte surgiu na antiga Grécia, tendo sua origem conectada ao discurso judiciário. Por volta de 465 a.C., Córax e Tísis teriam publicado uma compilação de seus preceitos básicos, denominada Arte Retórica (Tekhné Rhetoriké).
Essa justiça é chamada de formal porque não há uma determinação sobre quais categorias são essenciais. Cada uma das seis fórmulas de justiça concreta a seguir analisadas são concepções diferentes de justiça formal. Essa concepção de justiça mostra que cada ser humano deve ser tratado da mesma forma.
Já o direito informal é aquela regra, conjunto de regras, ou instrumentos nascidos espontaneamente da sociedade, sem a participação do Estado.
O que é argumentar? Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
A Teoria da Argumentação, ou simplesmente Argumentação, é o estudo interdisciplinar de como conclusões podem ser alcançadas através do raciocínio lógico, assim como na filosofia moderna; ou seja, argumentar é afirmar algo, seguramente ou não, baseado em premissas.