Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Os pré-molares ficam bem ao lado dos caninos. Eles apresentam duas cúspides, ou seja, pontas, que esmagam e moem a comida. Em seguida, os molares, situados lá no finalzinho da arcada. “Apresentam mais de duas cúspides que servem para triturar os alimentos”, acrescenta.
Dentes de leite 7-10 meses: dentes incisivos superiores. 9-12 meses: dentes laterais superiores e inferiores. 12-18 meses: primeiros molares superiores e inferiores. 18-24 meses: caninos superiores e inferiores.
Muitas vezes a erupção dos “molares dos 6 anos” não é percebida, e existe uma escovação deficiente deste dente permanente. O segundo permanente é o incisivo central inferior, que surge entre os 6 e 7 anos de idade, e depende da queda dos decíduos.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Dentes do siso
O incisivo central é o primeiro dente do hemi-arco e é o menor dente da dentição humana. Sua coroa é achatada e tem a forma de um cinzel.
Dentes permanentes Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).
As raízes dos decíduos são mais longas e delgadas. Os decíduos são absolutamente menores que os permanentes. A câmara pulpar dos decíduos é ampla. Razão pela qual a cárie atinge mais rapidamente a polpa, que ocasiona dor.
Principais sintomas da periodontite