EQST

O Que Alteridade Para A Psicologia?

O que alteridade para a psicologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é alteridade para a psicologia?

Segundo o Dicionário de psicologia, alteridade é o “conceito que o indivíduo tem segundo o qual os outros seres são distintos dele. Contrário a ego”|3|. Enquanto o ego é a instância individual, a alteridade leva-nos ao reconhecimento do coletivo.

O que é alteridade na psicanálise?

A alteridade para a psicanálise lacaniana não está posta somente no outro, como aquele que é diferente, mas como sujeito cindido que apresenta a estranheza que habita em si. ... Nessa 'alteridade processual', o estranho emerge na mais absoluta proximidade.

Como Praticar a alteridade?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

O que significa alteridade para você?

Qualidade do que é outro ou do que é diferente. - 2. [Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente.”|1| A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar- Page 2 se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.

O que é o conceito de alteridade?

A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.

Qual a importância da alteridade para o desenvolvimento humano?

A importância da alteridade numa perspectiva antropológica, quando qualquer pessoa entra em contato com outra de cultura diferente, ela deve entender, e compreender esta cultura sem fazer o juízo de valor ou com preconceitos, assim é possível entender, não só a cultura do outro, como também a nossa de forma mais ampla, ...