Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
O envenenamento ou intoxicação aguda ocorre quando uma pessoa inala, entra em contato direto com a pele ou ingere alguma substância tóxica.
Os primeiros sinais de envenenamento são: salivação, vômitos, inchaço, vermelhidão na boca, taquicardia, diarreia, tremores, secreções bucais e até convulsões. Caso seu cãozinho apresente estes sintomas, procure imediatamente um veterinário. Rapidez é essencial para a recuperação do animal.
Antídoto ou contraveneno é uma substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
Carvão vegetal ativado, um aliado em casos de envenenamento Disponível em lojas como a Petz, o produto vendido em sachês é um adsorvente, isto é, uma substância que se liga às moléculas de toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas pelo organismo. Por isso, seja rápido na administração do produto.
Como usar: O Phenodral deve ser aplicado preferencialmente por via intravenosa, mas caso essa opção esteja impossibilitada, a melhor opção é aplica-lo por via intramuscular profunda, em regiões com bastante massa muscular.
Potenay® Injetável apresenta em sua fórmula um complexo vitamínico que estimula a nutrição, associado à uma substância de ação hipertensiva que visa a rápida recuperação de animais. Ação: Sulfato de mefentermina: Hipertensivo. Eleva a pressão sanguínea, melhorando a circulação e a respiração.
Hepatox 20ml Provets. Antitóxico, hepatoprotetor e estimulante das células hepáticas e digestivas, nas intoxicações alimentares e medicamentosas, cirroses hepáticas, infiltrações gordurosas e nas aves previnindo a perose.
Doxitec é um medicamento indicado para tratamento de infecções causadas pelas principais espécies de riquetsias, micoplasmas, espiroquetas e clamídias que acometem cães e gato como infecções respiratórias, infecções genito-urinárias, infecções gastro-intestinais, infecções de tecidos moles, entre outras.