Substantivos coletivos
Substantivos coletivos usuais
Quando o paciente tiver se recuperado suficientemente ou puder ser adequadamente tratado em algum outro lugar, ele receberá alta do hospital.
Entende-se por Alta Médica o ato médico, manifestado exclusivamente pelo médico, que põe fim a um determinado tratamento. Trata-se de prerrogativa personalíssima do médico.
A expressão dar alta ou ter alta, em contexto médico, significa que o doente tem ordem do médico para sair do hospital porque está convalescente ou restabelecido, ou seja, a pessoa volta a pertencer ao número dos que vivem cá fora, dos que estão mais ou menos bem, dos que voltam ao serviço.
Alta alternativa – Decisão que uma só das partes deseja por razões pessoais, logística ou por intercorrência clinica. Existem situações nas quais a alta hospitalar pode ser solicitada pelo paciente ou por seus responsáveis, denominada alta a pedido.
A Portaria SAS nº 312/2002, padronizou alguns termos utilizados em hospitais do Sistema Único de Saúde – SUS – para fins estatísticos, definindo evasão como a saída do paciente do hospital sem autorização e sem comunicação da saída ao setor em que o paciente estava internado[13].
substantivo feminino Ação de abandonar algo; desistência, abandono: evasão escolar. Ação de escapar da prisão ou do local em que se estava preso; fuga. [Figurado] Ação de argumentar de modo vago, de utilizar pretextos para evitar uma resposta objetiva; evasiva.
De acordo com a Resolução nº 1.
Alta Hospitalar é o encerramento da assistência prestada ao paciente no hospital. O paciente recebe alta quando seu estado de saúde permitir ou quando está em condições de recuperar-se e continuar o tratamento em casa. A alta do paciente deve ser assinada pelo médico.
A alta médica a pedido ou alta médica a revelia (nome dado pela doutrina) como o próprio nome já diz é uma ação privativa e de competência do médico. Uma situação que gera bastante dúvida entre os profissionais da área da saúde, diz respeito ao pedido de alta médica feito pelo paciente.
Especialista aponta que quando não há colaboração, o paciente indisciplinado não pode culpar o hospital no caso de possível piora no quadro. A falta de colaboração do paciente durante seu tratamento leva à Alta Administrativa, que é o rompimento do atendimento do paciente antes mesmo do fim do tratamento.
Posso sair? Pode, pois a vontade do paciente prevalece, podendo decidir sobre sua alta hospitalar. Todavia, nesses casos, o médico poderá exigir que o paciente ou seu representante legal assine termo ou declaração de alta a pedido, a fim de isentar o médico e o hospital de qualquer responsabilidade.
Alta condicional ou licença médica: especiais, (natal, dia das mães etc.) com a condição de retornar em data pré estabelecida. É também assinado termo de responsabilidade. paciente infringe a ética e a moral.
O sumário de alta apresenta o conjunto dos principais registros realizados durante a permanência do paciente em um atendimento, como evolução clínica, procedimentos assistenciais, intervenções clínicas e diagnósticas, condutas adotadas e iniciadas para seguimento em clínica ou outro estabelecimento de assistência à ...