Os sentidos especiais possuem os receptores mais especializados. Dessa forma, os receptores da olfação são neurônios, mas os outros quatro sentidos especiais utilizam células receptoras não neurais, as quais fazem sinapse com neurônios sensoriais. SE LIGA!
Somestésicos: ➢ São as sensações originadas nas diferentes partes do organismo. O sistema somestésico divide-se em um subsistema epicrítico e um protopático: Sistema epicrítico ➢ É preciso, rápido, discriminativo e apresenta uma representação espacial detalhada.
O campo receptivo de um neurônio sensorial, define a área do corpo na qual a estimulação leva o neurônio relé a descarregar.
As modalidades de sensibilidades somáticas, conduzidas, pelos referidos sistemas, são as seguintes: 1ª) – Tato protopático ( grosseiro ) e epicrítico. 2ª) – Sensibilidade térmica ( frio e calor ). 3ª) – Sensibilidade à dor ( estímulos nóxicos ou nociceptivos ).
O córtex somatossensorial primário desempenha um papel crítico no processamento do input somatossensorial aferente e contribui para a integração dos sinais sensoriais e motores necessários para o movimento preciso e eficiente.
TRANSDUÇÃO SENSORIAL: transformação dos estímulos físicos ou químicos em potencial elétrico pelos receptores sensoriais. Sejam neuronais ou células sensoriais secundárias, todos altamente específicos. Os receptores sensoriais possuem localização estratégica no corpo.
estímulo sensorial provoca uma alteração conformacional no receptor molecular, que dispara o processo de transdução, que traz uma mudança do potencial de membrana na célula receptora. A alteração resultante do potencial de membrana, chamado potencial de receptor.
Sensibilidade ao calor e ao frio.
A pele constitui o maior órgão do corpo humano, além de ser responsável pelo tato, sentido no qual percebemos sensações como calor, pressão e dor. A pele é capaz de perceber as sensações do corpo humano devido ao sistema sensorial. Este sistema é composto por um conjunto de células especiais denominadas receptores.
Na pele existem diversos receptores que possibilitam a captação dos vários estímulos externos, tais como a pressão, o calor, o frio e a dor. Esses receptores podem ser classificados em mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor.
Quatro maneiras que você pode diminuir a sensibilidade da pele
CATEGORIA: R20 - Distúrbios da sensibilidade cutânea Definição: Transtornos da informação sensorial recebida das regiões superficiais e profundas do corpo. O sistema somatossensorial transporta impulsos neurais que levam à propriocepção, sensação tátil, sensação térmica, sensação de pressão e dor.