Estrutura dentária Conteúdo mineral: esmalte, dentina, cemento, osso alveolar. Conteúdo orgânico: polpa. Tecidos duros: Esmalte: origem epitelial. ... A banda epitelial vai dar origem à lâmina vestibular, que forma o sulco vestibular; e à lâmina dentária, que forma os dentes.
Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Inicia-se como resultado da interação entre o Epitélio Oral e Ectomesênquima subjacente, originando a banda epitelial primária, que se divide em duas: LâminaVestibular: Originará o vestíbulo da boca.
Ectomesênquima é um mesênquima derivado das células das cristas neurais que migram para a cavidade oral. Seu nome se deve ao fato de que essas células se originam do ectoderma, mas formam um tecido conjuntivo frouxo e estão localizadas no tecido derivado do mesoderma.
Dentinogênese é o processo pelo qual a dentina dental é formada. Ele ocorre em duas etapas principais: primeiro a formação da matriz dentinária ou pré-dentina. Em seguida, essa formação é calcificada, originando a dentina.
A dilaceração radicular é uma anomalia de forma dentária, geralmente associada a fatores etiológicos traumáticos, na qual há uma mudança de direção da raiz, onde a parte calcificada é deslocada em relação à parte não calcificada, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo do comprimento radicular, dependendo do estágio ...
É a união de 2 dentes adjacentes, já com as coroas formadas, somente pelo cemento, sem confluência de dentina subjacente. Mais frequente em segundos e terceiros molares superiores.